Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Catarina Martins e Alexis Tsipras com encontro marcado em Bruxelas

  • 333

Nuno Botelho

Convite partiu do primeiro-ministro grego. Um dos assuntos na agenda é o novo Governo em Portugal

O convite partiu de Alexis Tsipras e tem data marcada. O líder do Syriza e a porta-voz do Bloco de Esquerda vão encontrar-se esta quinta-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A reunião foi confirmada ao Expresso por fontes do Governo grego, que adiantam que o objetivo é falar sobre o novo Governo em Portugal e também sobre “assuntos relacionados com a esquerda europeia”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda vai encontrar-se ainda com a presidente do grupo parlamentar da Esquerda Unitária Europeia. Catarina Martins falou com a eurodeputada alemã Gabriele Zimmer após as eleições e sugeriu-lhe este encontro, no qual participa também Marisa Matias.

A porta-voz do BE deverá traçar o cenário pós-eleições e comunicar à sua família europeia – que é também a família política do Syriza – qual o rumo das negociações técnicas que estão a decorrer com o PS. O Bloco de Esquerda ainda não terá decidido se está disponível para participar num governo socialista, mas Catarina Martins tem deixado claro que, no que depender de si, “o Governo de Passos Coelho acabou”.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o secretário-geral do PS, António Costa, estarão também esta quinta-feira em Bruxelas, onde têm encontros agendados com as respetivas famílias políticas.