Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Maria de Belém: “Vou disputar a vitória”

  • 333

FOTO José Carlos Carvalho

Candidata presidencial diz que decidiu entrar na corrida a Belém por “total autonomia e independência dos interesses”

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

Maria de Belém recusa que a eleição presidencial já esteja ganha por quem quer que seja. Numa referência indireta a Marcelo Rebelo de Sousa. “Numa República democrática não há coroação nem nomeação para a Presidência. Há eleição. E eu candidato-me para disputar a vitória”, afirmou no discurso com que apresentou oficialmente a sua candidatura à Presidência da República, esta terça-feira de tarde, no Centro Cultural de Belém.

Na intervenção, a candidata garantiu que a decisão de avançar foi “profundamente amadurecida”. “Foi uma decisão assumida com total autonomia e independência dos interesses, do momento político ou das agendas partidárias.”

Deixando antever o que vai ser uma das linhas-mestras do seu programa de candidatura, Maria de Belém quis ainda destacar “o importante papel que a economia social e solidária, a economia da cooperação e da partilha pode e deve desempenhar na redução das desigualdades”.

FOTO José Carlos Carvalho

  • A hora de Maria

    Ministra da Saúde e da Igualdade no tempo de Guterres, antes e depois ocupou uma variedade de lugares, muitos deles discretos. Incluindo uma passagem por Macau. Agora é candidata à Presidência da República. Lembramos o seu percurso, republicando um texto do Expresso Diário de 18 de agosto