Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Em busca de um Governo: Costa com o Bloco... e com Cavaco

  • 333

O líder socialista volta esta tarde ao Palácio de Belém para um encontro com o Presidente da República

Alberto Frias

O líder socialista encontra-se com o Presidente da República pelas 16h. Mas antes, António Costa tem marcadas reuniões com o PAN e o BE

As eleições legislativas decorreram no dia 4 de outubro mas ainda não está tudo decidido. Esta segunda-feira, prosseguem as reuniões com vista a discutir o futuro do Governo e o novo quadro parlamentar. O Presidente da República tem encontro marcado com António Costa para as 16h, mas o líder socialista ainda vai reunir com Bloco de Esquerda e o PAN, os únicos partidos com assento parlamentar com que ainda não falou.

A reunião entre o secretário-geral do PS e o Presidente da República decorre depois de Cavaco Silva ter encarregado Pedro Passos Coelho de formar "uma solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país", decisão que comunicou ao país na passada terça-feira. Na altura, Cavaco Silva salientou a importância de assegurar compromissos e dialogar. Seguiu-se a assinatura do acordo para formar Governo entre os líderes do PSD e do CDS.

Entretanto, a comitiva do Partido Socialista encontrou-se com o PCP, tendo Jerónimo de Sousa assegurado que está disposto a viabilizar um Governo PS, e com o partido ecologista Os Verdes, numa reunião que Costa achou “muito produtiva”. Já da reunião entre Costa e a coligação de direita, na passada sexta-feira, não saíram novidades: o líder socialista descreveu o encontro como “altamente inconclusivo”, atribuindo a falta de propostas concretas à falta de diálogo existente com o anterior Governo. Já Passos preferiu sublinhar que ambas as forças políticas estarão dispostas a dialogar, prometendo uma reunião mais “atrevida” para esta terça-feira.

Os encontros desta segunda-feira decorrem depois de o Bloco de Esquerda ter solicitado um adiamento na reunião que tinha marcado com o PS, para a passada quinta-feira, alegando necessitar de uma maior preparação. Assim, Costa e Catarina Martins conversam pelas 11h, enquanto o encontro do PS com André Silva, único deputado eleito pelo PAN, vai realizar-se às 14h30.

  • Costa: “Reunião foi um vazio total”

    Coligação propôs reuniões sectoriais mas líder socialista recusou enquanto não receber documento de trabalho. Passos e Portas enviam proposta ao PS este fim de semana. PSD e CDS abertos a que PS e António Costa integrem futuro governo

  • Passos. “Teremos uma segunda reunião com o PS mais atrevida”

    Passos Coelho trocou o “bastante inconclusivo” de António Costa por '“inteiramente recetivos'”. Mas reconhece que não tendo o PS apresentado propostas nas três horas de reunião, terá que haver uma segunda conversa. “Não colocámos linhas vermelhas”, garantiu o PM, que até se mostrou aberto a discutir a composição do Governo. Costa terá vetado qualquer ideia de plafonamento das pensões

  • PCP viabiliza Governo PS

    Jerónimo de Sousa deixou claro que os comunistas estão disponíveis para viabilizar um Governo socialista e garante que a conversa com António Costa foi produtiva. Costa, por seu lado, falou num diálogo “muito franco” e de “pontos de convergência importantes”