Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo sai este domingo da TVI. Há festa de despedida

  • 333

Marcelo Rebelo de Sousa, que apresenta a sua candidatura a Belém esta sexta-feira, já não fará comentário semanal na TVI este domingo, mas fará a despedida em direto no Jornal das 8. Com festa preparada. Os dados das audiências explicam porquê

Júlio Magalhães regressa ao estúdio da TVI para se despedir de Marcelo, cujos comentários moderou durante vários anos

Júlio Magalhães regressa ao estúdio da TVI para se despedir de Marcelo, cujos comentários moderou durante vários anos

D.R.

Acabou a vida do comentador, começa a vida do candidato às eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa estará no domingo à noite na TVI, mas só a hora será a do costume. Já não haverá comentário semanal. Haverá sim uma “festa” de despedida.

É a consequência do anúncio de candidatura à Presidência da República, agendada para esta sexta-feira ao final da tarde em Celorico de Basto, no distrito de Braga.

Marcelo Rebelo de Sousa foi comentador da TVI em duas temporadas, granjeando uma posição de campeão de audiências. “Marcelo faz parte da história da estação, foi muito importante para a informação da TVI”, declara Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, que adianta que no domingo haverá “uma festa de despedida”, em direto no Jornal das 8, que será apresentado por José Alberto Carvalho.

O professor despede-se dos espetadores e de todos os apresentadores que o acompanharam nos últimos anos. Vão estar presentes Júlio Magalhães, Ana Sofia Vinhas, José Carlos Castro, Pedro Pinto, Judite de Sousa e José Alberto Carvalho.

Audiências subiram com Marcelo

Analisando os dados de audiências históricas da TVI confirma-se que o "efeito Marcelo" aumentou de facto os níveis da estação. Quando Marcelo deixou a TVI pela primeira vez, em 2004, na sequência da polémica com o governo de Santana Lopes, nomeadamente com Rui Gomes da Silva, a audiência da estação caiu.

Até à saída de Marcelo, nesse ano de 2004, o jornal de domingo era o mais forte entre os de toda a semana da TVI, com uma média de 32,2 de "share" de audiência. Nos meses seguintes, o domingo passou de primeiro para quinto dia nos mais importantes entre os sete da semana.

Marcelo regressaria à TVI em 2010, depois de uma passagem pela RTP. Nessa altura, o efeito "turbo" nas audiências repetiu-se. Os jornais de domingo da TVI tinham até à entrada do comentador uma audiência média de 25,9%, valor que subiu para 29,2% após o início dos comentários dominicais. Nos últimos quatro anos, o jornal de domingo foi sempre o mais forte dos jornais das 8 da TVI. Este ano, a audiência média do jornal de domingo da estação é de 28,7%.

As eleições presidenciais estão agendadas para o próximo mês de janeiro.

  • Marcelo apresenta candidatura às 18h em Celorico

    Marcelo Rebelo de Sousa avança hoje mesmo para Belém. O anúncio será feito esta tarde, às 18h, em Celorico de Basto, distrito de Braga, onde o candidato está recenseado e já foi presidente da Assembleia Municipal. A informação foi confirmada ao Expresso