Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Carlos Costa apoia proposta de Cavaco para nomear governador do Banco de Portugal

  • 333

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

Cavaco Silva sugeriu que deve ser o Presidente da República a nomear do governador do Banco de Portugal, sob proposta do Governo. O atual detentor do cargo no banco central concorda, diz o “Diário Económico”

Carlos Costa concorda com a sugestão de Cavaco Silva de que deve ser o presidente da República a nomear o governador do Banco de Portugal (BdP), sob proposta do Governo, apurou o “Diário Económico”, numa notícia publicada esta sexta-feira.

O atual governador do supervisor chegou a propor a mesma solução ao anterior ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na última revisão dos estatutos do BdP, lembra o jornal.

A medida, a ser implementada, requer uma revisão constitucional.

Cavaco Silva sugeriu uma revisão constitucional, no seu discurso de quinta-feira na cerimónia de abertura do ano judicial, na qual seriam reforçados os poderes do Presidente da República.

Ao todo, o Presidente da República lançou sete propostas, incluindo uma nova fórmula de nomeação de juízes do Tribunal Constitucional, a alteração do prazo para fiscalização preventiva e outra sobre a maioria necessária à confirmação do veto do Presidente.

  • Cavaco sugere alterações à Constituição

    Presidente propõe, para ponderação futura, nova fórmula de nomeação de juízes do Tribunal Constitucional, alteração do prazo para fiscalização preventiva, maioria necessária à confirmação do veto e nomeação de governador do Banco de Portugal. Ao todo, são sete propostas