Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PCP anuncia candidato presidencial

  • 333

Promessa de Jerónimo de Sousa de revelar o candidato presidencial do PCP logo depois das legislativas vai ser cumprida esta tarde

Marcos Borga

A posição comunista vai ser divulgada em conferência de Imprensa marcada para as 13h15. Jerónimo de Sousa tinha prometido revelar posição sobre candidatura a Belém “imediatamente” após as eleições legislativas. Cumpre agora o calendário

Não se sabe nomes, mas há uma certeza: o PCP vai apresentar um candidato próprio às Presidenciais, aumentando a lista das 16 personalidades que assumem a corrida a Belém. Jerónimo de Sousa já o tinha assumido, garantindo que "o PCP intervirá de modo próprio, com o objetivo fundamental de garantir na Presidência da República alguém que cumpra e faça cumprir a Constituição”.

Há cinco anos, foi Francisco Lopes a fazer a campanha presidencial comunista. Antes, em 2006, foi o próprio líder do PCP a tomar essa responsabilidade. Mas na história das candidaturas presidenciais do partido há quem desista a favor do candidato da esquerda melhor posicionado para vencer. Jerónimo já disse, que os comunistas "nunca contribuirão para uma vitória da direita" e que o partido "nunca regateou um apoio, uma solução, para bem da democracia, da Constituição, colocando na Presidência da República quem pudesse dar essa contribuição positiva".

Uma desistência na primeira volta não está excluída. Segundo o secretário-geral comunista, "para aqueles que acusam o PCP de sectário, de não querer entendimentos, as presidenciais são bem o exemplo daquilo que é o partido", disse-o numa recente entrevista à televisão.

  • PCP viabiliza Governo PS

    Jerónimo de Sousa deixou claro que os comunistas estão disponíveis para viabilizar um Governo socialista e garante que a conversa com António Costa foi produtiva. Costa, por seu lado, falou num diálogo “muito franco” e de “pontos de convergência importantes”