Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Nóvoa fala às 18h15 “para clarificar cenário presidencial”

  • 333

FOTO RUI DUARTE SILVA

O quartel-general do candidato já desmentiu a hipótese de retirar a candidatura, que chegou a ser avançada, depois de conhecidos os resultados das legislativas. Sampaio da Nóvoa convocou os jornalistas para esclarecer tudo

O candidato que afirmou já estar "a pensar como Presidente da República" chamou os jornalistas para " clarificar o cenário presencial". Os resultados eleitorais das últimas legislativas, que colocaram o PS no segundo lugar das intenções de voto, mexeram na candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa. Desde logo com a resolução saída da comissão política dos socialistas de não apoiar expressamente nenhum dos candidatos na corrida a Belém.

Mas, com o apoio expresso de três antigos chefes de Estado, dois deles líderes históricos do PS, Nóvoa tem motivos suficientes para continuar a sonhar. Na sua última declaração pública, feita nas vésperas das eleições e para apelar ao voto, o ex-reitor termina com a promessa de "a seguir ao dia 4 de outubro" intervir "com a força e a determinação de quem tem a ambição de vencer para servir o país numa hora tão crítica da nossa história".

A ideia de uma candidatura cidadã e sem apoios partidários foi, aliás, um dos pontos de partida da candidatura, lançada no final de abril. Em julho, Nóvoa deixava claro que a sua campanha era “feita de baixo para cima, não depende dos partidos, ainda que agradeça e deseje o apoio de todos”. Por enquanto, porém, nenhum partido se comprometeu.