Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Governo. “Há uma hipótese macaca è esquerda”, diz Sousa Tavares

  • 333

Miguel Sousa Tavares disse esta noite na SIC que o PS se pode coligar com o Bloco e formar Governo. “Essa hipótese não seria assim tão impopular no seu eleitorado. O que seria impopular era juntar-se com a CDU"

Catarina Martins abriu a porta ao PS, mas sem "deixar claras" as condições em que abriria. No entanto, esta abertura permite colocar em cima da mesa um outro cenário para a formação de Governo que, Miguel Sousa Tavares, classificou de "hipótese macaca à esquerda".

O comentador Miguel Sousa Tavares, que está a acompanhar a noite das legislativas na SIC com os também comentadoes Marques Mendes e António Vitorino, disse ainda que para o eleitorado do PS, esta hipótese "não seria assim tão impopular. O que seria impopular [para esse eleitorado] era o PS juntar-se com a CDU".

O comentador político António Vitorino, que foi ministro pelo PS, defendeu hoje que o secretário-geral dos socialistas, António Costa, não irá demitir-se, até porque "não há uma alternativa evidente".

Vitorino e a demissão de Costa

O ex-comissário europeu António Vitorino diz que se tivesse de "fazer uma aposta diria que ele [António Costa] não se demite. Não há uma alternativa evidente [para ocupar o lugar de secretário-geral do PS], coisa que no passado não foi exatamente o caso".

E foi mais longe quando interpelado se António Costa não se deve demitr esta noite, podendo tomar esta decisão nos próximos dias: "Não se demite ponto final".