Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Segurança Social. Contas de Costa explicadas... no Facebook

  • 333

Tiago Miranda

“As prestações sociais de natureza não contributiva, pagas com impostos, têm um valor anual de 5.700 milhões de euros”, explica António Costa, com o detalhe que falhou no debate desta quinta-feira de manhã com Passos Coelho. E “uma redução da despesa de 250 milhões por ano vale 4%”, acrescenta

Aquilo que não concretizou durante o debate, quando questionado sobre que prestações sociais o PS admite vir a exigir condições de recurso (o conjunto das condições que o beneficiário deve reunir para poder solicitar determinada prestação social) de forma a conseguir uma poupança de 1000 milhões para a Segurança Social, foi detalhado por António Costa menos de três horas depois nas redes sociais. Mas à saída do frente a frente com Passos Coelho, o secretário-geral socialista já tinha sido mais preciso nessas explicações quando foi interrogado pelos jornalistas.

O líder socialista postou uma espécie de esclarecimento sobre o tema na página do Facebook “Costa 2015” - ainda que sublinhe que o “caso do debate” é “verdadeiramente um não caso”.

Na sua publicação “pontos nos is”, Costa escreve que “as prestações sociais de natureza não contributiva, pagas com impostos, têm um valor anual de 5700 milhões de euros”, e acrescenta que “uma redução da despesa de 250 milhões por ano vale 4%”.

“Não inclui as pensões para as quais todos contribuímos enquanto trabalhamos”, diz ainda António Costa, que devolve as críticas ao seu opositor: “Caso sério é ter um candidato a primeiro-ministro que esconde os números e que se entretém a deturpar os do Partido Socialista”.

Cerca das 14h50, o ‘post’ somava 240 ‘likes’, 44 partilhas e 15 comentários.