Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marques Mendes: Passos venceu Costa por “ligeira vantagem”

  • 333

Marcos Borga

Ex-líder dos sociais-democratas diz que Passos apareceu “diferente para melhor” e considera que o “único ponto substantivo” do frente a frente foi a questão da Segurança Social

Luís Marques Mendes considera que o debate nas rádios (Renascença, TSF, Antena 1) entre Passos Coelho e António Costa foi “muito empatado”, ainda que reconheça uma “ligeira vantagem” do candidato do PSD.

“Da mesma forma que me parecia que António Costa tinha ganho o outro debate na atitude e face à expectativa, acho que este debate foi muito empatado. Mas Passos Coelho, do meu ponto de vista, teve ligeira vantagem por mérito na iniciativa e em relação à Segurança Social”, disse Marques Mandes à TSF. “Apareceu diferente para melhor.”

Segundo o ex-líder dos sociais-democratas, o “único ponto substantivo” deste frente a frente foi justamente a questão da Segurança Social. “Acho que Passos Coelho vinha com esta fisgada e Costa respondeu com um ‘não’ e um ‘sim’.”

Marques Mendes acusa ainda Costa de “não ter sido responsável e construtivo” em relação à matéria da Segurança Social, o que considera ser um aspeto fulcral. Para o ex-líder do PSD, Costa devia ter sido mais explícito durante o debate, tal como foi na declaração final, depois de se aperceber dos “estragos”.

“A nível da Segurança Social, Costa devia sido mais claro quanto à questão de um acordo. Quanto a Passos, esteve melhor que na semana passada, mas primeiro não era dificil e segundo era essencial”, frisa.

Marques Mendes acredita que será a questão da Segurança Social que vai marcar o futuro da campanha eleitoral.