Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PS e coligação PàF com agendas sobrepostas em Leiria

  • 333

Em pré-campanha, PS marcou para hoje um dia dedicado à Educação no distrito. Coligação que junta PSD e CDS realiza no mesmo dia iniciativas idênticas

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Poderá não ser inédito, mas é curioso: PS e a coligação Portugal à Frente (PàF) fazem esta quarta-feira campanha em Leiria com agendas sobrepostas sobre os mesmos temas, no caso a educação.

Os socialistas marcaram há várias semanas para esta quarta-feira, ao princípio da tarde, um Encontro Nacional do Ensino Profissional em Pombal, cidade onde foi assinado o primeiro contrato programa para a constituição da primeira escola profissional, em 1989, a que esteve ligada a cabeça de lista socialista, Margarida Marques, então vice-diretora geral do Gabinete de Educação Técnica e Artística do Ministério de Educação (Roberto Carneiro).

Segundo a candidata disse ao Expresso, o encontro foi acertado logo no final de julho, mal foi conhecido que era ela a cabeça de lista do PS no distrito. Em agosto, foi formada uma Comissão de Honra, que integra, entre outros, o ex-ministro da Educação Marçal Grilo, o secretário-geral da UGT Carlos Silva e o presidente da Câmara da Marinha Grande e vários presidentes das escolas profissionais do distrito.

No sábado passado, a coligação PSD/CDS divulgou a realização, também para hoje e à mesma hora, mas em Lisboa, de uma Conferência “Qualificação e Portugal 2020”, com a participação de Passos Coelho e Paulo Portas.

A conferência será à porta fechada, para discutir com empresários e diretores de escolas profissionais o tema da formação, e terá como oradores, entre outros, David Justino e Joaquim Azevedo.

Segundo os organizadores, o encontro vem na sequência de outros que já se realizaram em outros pontos do país sobre outros temas e com o mesmo formato. Quanto à questão da escolha data, não foi possível obter uma resposta concreta, sendo certo que “estes encontros demoram algum tempo a organizar”.

Ao mesmo tempo, os candidatos socialistas marcaram para durante a manhã uma visita a várias escolas do distrito. Na semana passada, o gabinete do ministro Nuno Crato anunciou também que visitaria esta manhã as mesmas escolas, no quadro do início do ano letivo, numa iniciativa que teria sido articulada com a Câmara de Pombal.

Em comunicado, os candidatos do PS pelo Círculo de Leiria consideram que estas iniciativas “não são mera coincidência” e acusam a coligação de “fazer política de forma pouco democrática”, replicando eventos com a participação de membros do Governo. Fonte da coligação nega, argumentando que são iniciativas que já estavam previstas.