Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos e Cameron debatem em Lisboa agenda britânica de reformas para a UE

  • 333

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, recebeu David Cameron esta manhã, na sua residência oficial, em São Bento

Alberto Frias

O primeiro-ministro britânico está em Portugal para iniciar uma segunda ronda de encontros. Procura apoios para as reformas que o seu país propõe, nomeadamente a redução da liberdade de circulação de pessoas

Os primeiros-ministros de Portugal, Pedro Passos Coelho, e do Reino Unido, David Cameron, vão debater esta sexta-feira, em Lisboa, a agenda de reformas que os conservadores britânicos pretendem acordar com os parceiros europeus.

David Cameron, que depois seguirá para Madrid, está a iniciar uma segunda ronda de encontros para procurar apoios para essa sua agenda, que implica alterações aos tratados da União Europeia e inclui o reforço dos poderes dos parlamentos nacionais e a redução da liberdade de circulação de pessoas.

A intenção anunciada pelo primeiro-ministro britânico é fechar estas negociações com os parceiros europeus antes da realização de um referendo interno sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia - um compromisso que assumiu na campanha para as eleições britânicas de 7 de maio, que o seu partido venceu com maioria absoluta de mandatos.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, recebeu David Cameron esta manhã, na sua residência oficial, em São Bento, Lisboa.

Este encontro acontece num momento em que a União Europeia se vê confrontada com milhares de refugiados que tentam chegar à Europa, e numa conjuntura de pré-campanha para as legislativas de 4 de outubro em Portugal, às quais o PSD liderado por Passos Coelho concorre coligado com o seu parceiro de Governo, o CDS-PP.

A 25 de junho, os dois primeiros-ministros tiveram um encontro bilateral em Bruxelas, antes de uma reunião do Conselho Europeu, e nessa ocasião debateram pela primeira vez o conjunto de reformas da União Europeia propostas por Cameron.