Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos Coelho confirma que Portugal está disponível para receber mais refugiados

  • 333

HUGO DELGADO / LUSA

Passos Coelho espera uma resposta "concertada" e "organizada" da Europa à crise dos refugiados

Helena Bento

Jornalista

De visita ao Instituto de Emprego e Formação Profissional de Braga, Pedro Passos Coelho disse que Portugal vai receber mais refugiados do que os 1500 já anunciados, apesar de ainda não haver números concretos.

O primeiro-ministro chamou ainda a atenção para a necessidade de haver uma resposta "concertada" e "organizada" da comunidade internacional à crise humanitária provocada pela vaga de refugiados, até porque "os países não são procurados todos da mesma forma". "É preciso uma Europa solidária", acrescentou Passos Coelho.

O anúncio do primeiro-ministro vem confirmar as declarações que o ministro-adjunto, Miguel Poiares Maduro, fez esta quinta-feira.

Além de afirmar que Portugal tem disponibilidade para acolher mais refugiados, Poiares Maduro anunciou a constituição de um grupo de coordenação a nível nacional sobre esta matéria constituída por representantes da Direção-Geral dos Assuntos Europeus, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que coordenará este grupo técnico, do Instituto da Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Direção-Geral de Saúde e da Direção-Geral de Educação e do Alto Comissariado para as Migrações.