Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Debate no cabo tira quase 800 mil espectadores a Bloco e CDU

  • 333

Marcos Borga

Frente a frente de há quatro anos foi emitido em sinal aberto, o desta terça-feira à noite na RTP Informação. Único debate deste ano em sinal aberto é entre Passos e Costa

O primeiro debate televisivo entre candidatos às eleições legislativas de outubro - que colocou frente a frente Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, na RTP Informação -, foi seguido, em média, por 116 mil telespetadores. Um resultado que traduz uma quebra de 778 mil telespetadores no universo médio de audiência do frente a frente de há quatro anos entre os líderes da CDU e do Bloco de Esquerda, emitido por ocasião das legislativas de 2011.

Na base desta significativa redução no universo de telespetadores está, sobretudo, o facto de o debate desse ano entre Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã ter sido emitido em sinal aberto, na RTP1. Nessa ocasião, a 12 de maio de 2011, o frente a frente foi acompanhado, em média, por 894 mil telespetadores, gerando um share de audiência de 29,5%.

No ranking global de debates televisivos mais vistos de sempre desde que há medição de audiências em Portugal, esse frente a frente entre Jerónimo e Louçã ocupa, aliás, a 15.ª posição. Curiosamente, logo a seguir nessa tabela está outro debate entre Jerónimo e Louçã, emitido em 2009 na SIC, e que na altura registou uma audiência média de 836 mil telespetadores.O debate televisivo mais visto de sempre foi o que opôs José Sócrates e Passos Coelho em 2011, com uma audiência média de quase 1,6 milhões de telespetadores e um share de 50,2% na RTP1.

Segundo dados trabalhados pela agência de meios Carat, o debate desta terça-feira na RTP Informação obteve um share de audiência 2,4%. Um valor que, apesar de incomparável com o histórico dos debates em sinal aberto, ajudou ainda assim o canal de cabo do universo RTP a conseguir alcançar esta terça-feira o seu melhor resultado diário da última semana, ocupando a 11.ª posição no ranking de canais mais vistos pelos portugueses.

De acordo com os dados até agora fornecidos pelos canais de televisão, todos os frente a frente televisivos destas eleições serão emitidos nos canais cabo (SIC Notícias, RTP Informação e TVI24), com exceção do debate entre Passos Coelho e António Costa, que será emitido em sinal aberto e em simultâneo na RTP1, SIC e TVI, no dia 9 de setembro.

  • O primeiro debate foi entre Dupond e Dupont

    Catarina Martins e Jerónimo de Sousa foram os primeiros protagonistas dos debates televisivos das legislativas. Durante 50 minutos, mostraram que o combate que travam é contra a direita e o PS. Ficou a dúvida: afinal o que é que os diferencia?