Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos traz Cameron a Lisboa em plena pré-campanha

  • 333

O primeiro-ministro de direita que contra todas as previsões conseguiu maioria absoluta e apeou o líder trabalhista desloca-se a Lisboa no dia 4. Passos recebe-o em S. Bento. Agenda oficial: assuntos de interesse comum

O gabinete do primeiro-ministro confirma: Pedro Passos Coelho vai receber o homólogo britânico em S. Bento no dia 4 de setembro. Oficialmente, o encontro acontece a pedido de David Cameron. Politicamente, em plena pré-campanha eleitoral, o encontro tem o picante de permitir a Passos surgir lado a lado com o homem que há quatro meses conseguiu o que ele tentará a 4 de outubro.

A inesperada vitória de Cameron com maioria absoluta que apeou o líder da oposição trabalhista estará como inevitável pano de fundo do encontro que, segundo S. Bento, foi pedido pelo primeiro-ministro britânico durante o último Conselho Europeu.

A reunião insere-se numa série de contactos que David Cameron tem vindo a manter com líderes europeus para tratar de ''assuntos de interesse comum''. Mas a data escolhida por Passos não podia ser mais conveniente: a pouco mais de uma semana de saltar para a estrada em campanha eleitoral, a foto em Lisboa ao lado do homem que contra todas as previsões e sondagens conseguiu não só ganhar as eleições como reforçar a maioria absoluta vem mesmo a calhar.

Oficialmente, a conversa entre os dois chefes de Governo tratará de questões europeias, numa altura em que Passos Coelho tem reforçado o seu protagonismo no seio da UE em defesa de rápidas reformas institucionais na União. E a crescente crise dos refugiados que diariamente chegam à Europa será outro tema obrigatório.

David Cameron esteve recentemente em férias em Portugal. Há anos que o primeiro-ministro britânico escolhe o Algarve, tendo este ano recorrido ao centro de Saúde de Monchique para tratar de uma otite. Deu notícia e foto. E voltará a dar na sexta-feira de 4 de setembro.