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Novo diretor de campanha do PS promete “sobriedade”

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Tiago Miranda

Duarte Cordeiro diz que vai fazer uma “campanha sóbria”, com muitas iniciativas de rua, considerando que será no contacto direto com os eleitores que se reforçará o apoio no PS para as legislativas de outubro

“Teremos uma campanha sóbria, mas com alegria e confiança no futuro de Portugal, apostando no esclarecimento cabal das eleitoras e dos eleitores. Para tal, iremos motivar muitas iniciativas de rua que envolvam todo o Partido e todos os candidatos. Será pelo contacto directo com o maior número de pessoas que reforçaremos o apoio ao PS”, lê-se num “post” publicado por Duarte Cordeiro na sua página na rede social Facebook.

Duarte Cordeiro, que foi designado este domingo pelo secretário-geral do PS como novo diretor de campanha, na sequência da demissão de Ascenso Simões do cargo, depois das polémicas em torno dos “outdoors” dos socialistas, começa o “post” explicando que aceitou o convite de António Costa “com o sentido de missão de quem tem a noção de que estas eleições são absolutamente decisivas para o futuro do país”.

“As candidatas e os candidatos do PS - pela sua grande renovação, diversidade e qualidade - são uma garantia de que todo o PS está preparado para os desafios que o futuro nos coloca”, sublinha.

No mesmo “post”, no qual não é feita qualquer referência à polémica dos cartazes, Duarte Cordeiro deixa ainda “uma palavra de reconhecimento e de consideração” ao anterior diretor de campanha do PS Ascenso Simões, sublinhando que o seu “trabalho, militância e responsabilidade merecem a sincera gratidão de todos os socialistas” e que “todo o PS” continuará a contar com a sua “capacidade e determinação”.

“É o nosso cabeça de lista em Vila Real e tenho a certeza que nos permitirá aspirar a um excelente resultado”, acrescenta.

Duarte Cordeiro, que é vice-presidente da câmara de Lisboa e será substituído no cargo durante o período de campanha, com o presidente da autarquia, Fernando Medina, a assumir os pelouros que tinha, termina a mensagem no Facebook pedindo aos socialistas que se envolvam na campanha e frisando que “todo o PS é importante e determinante neste combate”.

A agência Lusa tentou contactar o novo diretor de campanha do PS, mas tal não foi possível até ao final da manhã.

Para esta manhã chegou a estar agendada uma conferência de imprensa de Ascenso Simões para apresentar o jornal de campanha de praia, abertura redes sociais e novos cartazes, mas a iniciativa foi cancelada no domingo.

O primeiro “outdoor” do PS a gerar controvérsia falava em “tempo de confiança” e foi motivo de críticas e montagens nas redes sociais.

Na semana passada, foram conhecidos novos cartazes ilustrando histórias de desemprego e, também esses acabaram por levantar polémica.

Num dos casos, porque o cartaz realçava uma mulher que tinha perdido o emprego durante o último Governo de José Sócrates, noutro, porque as pessoas que aparecem nos “outdoors” afirmam não terem dado autorização para a sua cara ser usada naquela campanha, acrescentando que as histórias a que são associados não correspondem à verdade, segundo noticiou o Observador.

Na sexta-feira, o PS já tinha pedido desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido e “solicitou esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”.