Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Debates entre 9 e 22 de setembro. Portas fica de fora

  • 333

Tiago Miranda

Já estão marcados os dois frente a frente Passos-Costa e o debate entre os quatro líderes dos partidos parlamentares

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Os dois frente a frente entre Pedro Passos Coelho e António Costa estão marcados e as datas estão fechadas: o primeiro será a 9 de setembro, com transmissão simultânea na SIC, TVI e RTP, e o segundo acontece uma semana depois, dia 17, com simultâneo em três rádios - TSF, Renascença e Antena 1.

No plano de debates para as legislativas está igualmente confirmado o último, entre os líderes das candidaturas com assento parlamentar: o confronto entre Passos, Costa, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins será no dia 22 de setembro. Este será o último debate antes das eleições, agendadas para o dia 4 de outubro.

Definitiva é, igualmente, a exclusão de Paulo Portas nesta agenda de debates. Apesar da insistência dos meios de comunicação social, que tinham interesse editorial em ver o vice-primeiro-ministro e presidente do CDS confrontar-se com os líderes dos partidos da oposição, o facto de ir a votos como número dois de Passos, na coligação Portugal à Frente, acabou por ser determinante. A esquerda - em particular o PS - opôs-se à sua inclusão no plano de debates.

Continuam, entretanto, a ser negociados entre os partidos e as televisões outros frente a frente, que deverão opor Passos Coelho e António Costa a Jerónimo de Sousa e Catarina Martins. Em princípio, deverão acontecer igualmente entre 9 e 22 de setembro. Serão duas semanas decisivas, mesmo em cima do arranque em força da campanha eleitoral.