Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD confirma: Passos só aceita um frente a frente na TV com Costa

  • 333

Passos durante os debates para as legislativas de 2011

FOTO ALBERTO FRIAS

Esclarecimento do PSD refere que Passos aceita um frente a frente na televisão e outro na rádio, mais um debate com Costa e os restantes candidatos. E não nega que só António Costa é que aceitou os três frente a frente que os canais de televisão propuseram

O PSD diz que Passos Coelho está disponível para debater três vezes com o líder do PS, António Costa, no período de campanha e pré-campanha que vai anteceder as eleições legislativas de 4 de outubro.

A informação consta de um esclarecimento enviado ao final da tarde desta terça-feira à redacção do Expresso, na sequência das notícias publicadas sobre as negociações em curso entre os partidos e os canais de televisão para organizar e calendarizar o plano de debates televisivos a realizar em setembro.

O esclarecimento do PSD refere que "a coligação já aceitou a realização de três debates em que o Dr. Pedro Passos Coelho e o Dr. António Costa estarão presentes, sendo que dois destes debates (um com as 3 rádios e outro nas televisões) apenas com estes dois intervenientes e o terceiro (nas televisões) com a participação de todos os presidentes de partidos com assento parlamentar."

Este esclarecimento não coloca no entanto em causa a notícia inicialmente avançada pelo Expresso: o plano apresentado na semana passada por RTP, SIC e TVI previa, entre outras coisas, a realização de três frente a frente entre Passos e Costa, com a duração de 50 minutos cada, emitidos alternadamente em cada um dos canais. Costa aceitou esta proposta, mas Passos recusou e contrapropôs a realização de um único frente a frente entre os dois na televisão.

Ou seja, a avançar a solução alternativa proposta pelo PSD, Passos e Costa estarão sozinhos num estúdio de televisão uma única vez. Depois estarão também frente a frente num debate radiofónico (emitido em simultâneo na Antena 1, TSF e Renascença) e num debate televisivo alargado aos restantes candidatos. Tudo somado, Passos debaterá, de facto, três vezes com Costa. Mas, por estas contas, o plano inicial, aceite pelo PS e rejeitado pelo PSD, colocaria os dois candidatos em debate em cinco ocasiões.

  • Passos só quer um debate com Costa na TV

    Reunião entre televisões e partidos terminou em impasse. Novo encontro marcado para sexta-feira. Passos só quer um debate com Costa. E Costa não quer Portas nos frente a frente

  • Canais propõem três frente a frente entre Passos e Costa

    Proposta apresentada aos partidos prevê ainda um debate único entre todas as candidaturas e uma ronda de frente a frente entre todos os candidatos. Decisão sobre se Portas participa nos debates ou se Passos será o único representante da coligação Portugal à Frente está ainda em aberto. Nova reunião entre canais e partidos agendada para a próxima terça-feira