Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Portas visita feira de Luanda

  • 333

Jose Carlos Carvalho

O vice-primeiro-ministro português está esta quinta-feira em visita a Angola

O vice-primeiro-ministro português Paulo Portas visita esta quinta-feira a capital angolana, onde participa no dia de Portugal na Feira Internacional de Luanda (Filda), estando prevista ainda uma audiência na vice-presidência de Angola.

A Filda decorre até domingo, reunindo 800 expositores, de 40 países, dos quais 67 no pavilhão exclusivamente dedicado a Portugal, a maior representação nacional no evento, tal como em edições anteriores.

Durante a tarde, Paulo Portas marca presença junto da representação nacional nesta feira - que conta com 24 empresas expositoras estreantes -, no âmbito do dia dedicado pelo evento a Portugal.

Angola foi o quarto maior mercado de exportação de Portugal em 2014, com vendas de 3175 milhões de euros, um crescimento de 2% face ao ano anterior.

Mais de 9400 empresas portuguesas venderam para Angola em 2014, mas a crise económica decorrente da quebra das receitas fiscais angolanas com o petróleo fez, entretanto, reduzir as exportações portuguesas para este país em mais de 20%, entre janeiro e maio deste ano.

No âmbito da visita a Luanda, o governante português deverá ser recebido em audiência pelo vice-presidente angolano Manuel Vicente, pelas 12h (mesma hora em Lisboa).

Paulo Portas chega esta quinta-feira a Luanda e deverá deixar a capital angolana ao final do dia.