Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Governo rejeita proposta pela EMEF e dá luz verde à venda da CP Carga

  • 333

CP Carga vai ser vendida a um dos seus principais clientes. Quanto à EMEF, a operação é cancelada

O Governo decidiu esta quinta-feira em conselho de ministros não aceitar a proposta apresentada pela Alstom à compra da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, ficando "sem efeito a operação em curso".

Mas o Executivo aprovou a venda 100% da CP Carga, empresa detida a 100% pela CP - Comboios de Portugal e que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, à MSC- Operadores Ferroviários, alegando que apresentou a proposta "com maior mérito".

Em comunicado, o Governo refere "o maior mérito destacado da respetiva proposta final, em especial no que diz respeito à qualidade e credibilidade do projeto estratégico apresentado", bem como "o valor inerente à proposta financeira global".

À fase de negociações para a privatização da CP Carga tinham passado três dos quatro candidatos à privatização da CP Carga - Atena Equity Partners SCR, S.A., Cofihold Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A., e da Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) Operadores Ferroviários S.A.

A MSC - Operadores Ferroviários é atualmente um dos principais clientes da CP Carga.