Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos desafia todos os partidos: digam quanto querem gastar por sector

  • 333

Mário Cruz / Lusa

Primeiro-ministro diz que seria algo que “teria muita utilidade, nomeadamente em anos eleitorais como este”. E diz que já fez a sua parte. Em causa estão os gastos com as funções do Estado

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desafiou esta terça-feira os partidos a divulgarem quanto pretendem gastar por setor, apresentando números para cada programa orçamental, para que se perceba o nível de impostos que essa despesa pública exige.

Numa conferência sobre política fiscal promovida pela TSF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, em Lisboa, o também presidente do PSD considerou que ainda não se discutiu "com a devida profundidade em Portugal" as funções do Estado que os cidadãos estão dispostos a suportar com impostos.

"Teria muita utilidade, nomeadamente em anos eleitorais, como este, que, de um modo geral, os partidos pudessem ser claros quanto àquilo que são seus objetivos em matéria de política orçamental, porque é isso que determina o nível de fiscalidade. Quanto queremos gastar em saúde? Quanto é queremos gastar em educação? Quanto é que queremos gastar em segurança social?", defendeu o chefe do executivo PSD/CDS-PP acrescentando que "o Governo fê-lo claramente no Programa de Estabilidade que apresentou à Assembleia da República e à Comissão Europeia".