Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PCP revela corte de 16 milhões de euros no São João

  • 333

Deputados Jorge Machado e Diana Ferreira reuniram-se esta sexta-feira com os conselhos de administrações do Pedro Hispano e São João. Concluíram que os hospitais públicos estão numa situação limite por falta de investimento

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Os deputados do PCP, Jorge Machado e Diana Ferreira visitaram, esta sexta-feira de manhã, o Hospital de São João, no Porto, e o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, tendo concluído que os hospitais públicos necessitam de investimentos "muito avultados por se encontrarem numa situação limite", após anos de constrangimentos financeiros.

Os dois deputados avançam que no Hospital de São João a verba disponível para investimento em equipamentos e manutenção "foi reduzida de 20 milhões de euros para cerca de 4 milhões", uma quebra que tem obrigado os estabelecimentos de saúde a "empurrar" os problemas para a frente. De acordo com fonte do São João, estes são valores confirmados, de resto, pelo Tribunal de Contas.

Em comunicado, Jorge Machado e Diana Ferreira referem ter constatado o avolumar de os constrangimentos dos hospitais públicos, sublinhando que os últimos quatro anos de troika foram particularmente maus para o SNS.

Os deputados revelam ainda que no decurso das reuniões com os conselhos de administração dos referidos hospitais houve unanimidade em relação à desadequação do atual modelo de financiamento dos hospitais. Os deputados referem que, conforme já alertou o PCP, o "financiamento à peça" não é capaz de responder às necessidades do funcionamento do setor da saúde.

Dificuldades na contratação de pessoal, quer para substituição temporária, como para contratação de novos profissionais foram outras das dificuldades confirmadas no encontro com as administrações hospitalares, entraves que têm "forçado" os hospitais a recorrer a trabalho extraordinário em todas as áreas.

As questões abordadas com os gestores hospitalares vão integrar a elaboração do programa eleitoral da CDU para o distrito do Porto, adianta o partido.