Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Augusto Santos Silva afastado da TVI24

  • 333

Daniel Rodrigues

Estação de televisão rescindiu unilateralmente o contrato com o comentador político, que há semanas vinha protestando publicamente pelas constantes alterações ao horário do programa. Ao Expresso, Santos Silva esclarece: “Não sou eu que me afasto. Fui afastado”

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

A TVI24 rescindiu o contrato com Augusto Santos Silva. O comentador político confirma que recebeu uma carta da estação televisiva a invocar a cláusula contratual que permite a rescisão unilateral (com 30 dias de antecedência) mas remete as explicações da rescisão para a TVI. "Não revelo conteúdos de cartas privadas", justifica.

Contactado pelo Expresso, Sérgio Figueiredo, diretor de Informação da estação, confirma a cessação da colaboraçao regular de Santos Silva com a TVI a partir do próximo mês e acrescenta apenas que "a direção de informação da estação está muito grata pelo prestígio e qualidade de comentário que nestes últimos anos emprestou à TVI24". 

O parceiro de Paulo Magalhães no programa semanal "Os Porquês da Política" - com  quem, aliás, lança um livro conjunto na próxima semana - vinha protestando no Facebook há semanas pelo facto de o programa sofrer constantes alterações de horário devido às transmissões dos jogos de  futebol da Copa América.

A 18 de junho, o antigo ministro de José Sócrates foi mais longe, admitindo outras "razões que manifestamente nada têm a ver com essa distinta atividade humana". E punha a hipótese (entre cinco): "A TVI já estará farta de comentadores inscritos em partidos políticos e, como já lá tem fartura que chegue de inscritos no PSD, não precisa de um inscrito no PS". Terá sido este post, ao que o Expresso apurou, a deixar particularmente irritado o recém-chegado diretor de Informação da estação, Sérgio Figueiredo. 

Questionado pelo Expresso se sente que o seu afastamento corresponde a um ato de censura, o professor da Faculdade de Economia do Porto afirma: "A TVI exerceu o seu direito contratual e ao exercê-lo afastou-me de antena. Não sei se tecnicamente é censura". Mas deixa claro: "Não sou eu que me afasto, fui afastado". 

Augusto Santos Silva estava na TVI24 há três anos e "Os Porquês da Política" tinham emissão semanal às terças-feiras, às 22h. Nas últimas semanas, devido à transmissão dos jogos de futebol da Copa América, o programa sofreu sucessivas alterações no horário de emissão: foi para o ar às 21h30, às 22h30 e até às 23h, chegando mesmo a ser emitido às quartas-feiras.

Avisado este domingo da rescisão, o comentador anunciou esta segunda-feira no Facebook que a última emissão do programa será a 28 de julho.