Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Programa ibero-americano para a Juventude apresentado em Belém

  • 333

Cavaco Silva será homenageado pela Conferência Ibero-Americana, por ser o chefe de Estado em exercício que a mais cimeiras da organização assistiu, enquanto primeiro-ministro e Presidente

TIAGO PETINGA / Lusa

O Presidente da República vai ser o anfitrião da apresentação do programa dedicado aos jovens da Organização Ibero-Americana para a Juventude. Braga será a "capital jovem" em 2016

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

O programa ibero-americano da Juventude, o Iberjovens, vai ser apresentado esta quinta-feira em Belém, a convite do Presidente da República.

Cavaco Silva será, aliás, homenageado com uma bandeira de prata pela secretária-geral da Conferência Ibero-Americana, que quer distinguir o Presidente português por ser o chefe de Estado em exercício que a mais cimeiras da organização assistiu, enquanto primeiro-ministro e, depois, como Presidente.

Na mesma cerimónia, agendada para as 17h, será oficialmente anunciado que a cidade de Braga será a capital ibero-americana da Juventude em 2016, por decisão da Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ), na sequência da proposta do Governo português.

Para esta escolha entrou em em linha de conta o facto de Braga ser uma das cidades mais jovens da Europa (28,5% de jovens até aos 25 anos, numa população total de 181 mil habitantes), com uma grande concentração de centros de conhecimento, nomeadamente a Universidade do Minho.

O Iberjovens tem por objetivo promover a participação, formação e desenvolvimento de iniciativas ligadas à iniciativa juvenil no espaço ibero-americano, em particular o empreendedorismo.

O programa resulta de uma decisão da Cimeira Ibero-americana de Vera Cruz, no México, em Dezembro do ano passado. A OIJ é um organismo multigovernamental, que congrega os ministérios da juventude de 21 países da comunidade. Portugal é membro desde 1992.