Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

“Portugal precisa de uma combinação sábia entre utopia e pragmatismo”

  • 333

José Manuel Pureza, autor de "Linhas Vermelhas" e líder parlamentar do Bloco entre 2009 e 2011

José Carlos Carvalho/VISÃO

“Linhas Vermelhas”, o novo livro do ex-líder parlamentar do Bloco José Manuel Pureza, é um contributo de um “académico e ativista de esquerda”, vindo dos movimentos católicos, para pensar “um Portugal  empobrecido”, onde o trabalho vale cada vez menos

As "Linhas Vermelhas" de José Manuel Pureza são as "linhas que não podem ser ultrapassadas". O sítio "onde a partir do qual não é possível cortar mais direitos" aos cidadãos. "É uma expressão muito usada em política" e este livro fala de política: das que foram seguidas até agora e das opções que deverão ser feitas daqui para a frente.

Ao longo de sete capítulos e 236 páginas, o autor reflete sobre as escolhas que conduziram Portugal à crise, questiona o interessse nacional, analisa a crise como polítca, pensa a forma como foi feita a governança Europeia de Portugal, comenta a situação do mundo e propõe um caminho em sentido contrário para regressar a uma sociedade mais solidária.

José Manuel Pureza foi líder parlamentar do Bloco de Esquerda entre 2009 e as eleições antecipadas de 2011. "Quando deixei o Parlamento tive uma coluna semanal no Diário de Notícias durante cerca de quatro anos que,de certa forma, é a base deste livro, o material que me serviu de ponto de partida para organizar e reescrever. Recorri também a outros artigos que publiquei no 'Le Monde Diplomatique' e nas revistas 'Communio' e 'Vírus'.

Capa do novo livro do ex-líder parlamentar do Bloco de Esquerda

Capa do novo livro do ex-líder parlamentar do Bloco de Esquerda

DR

O livro começa com uma texto de homenagem a Miguel Portas, que foi publicado no DN dois dias depois da sua morte [24 de abril de 2012]. E termina dizendo que Portugal precisa de uma "alternativa séria", feita de "uma combinação sábia entre utopia e pragmatismo". Só dessa forma se poderá "garantir que há futuro".

O novo livro deste investigador do Centro de Estudos Sociais e professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra vai ser apresentado às 18h30 desta quarta-feira na Casa dos Bicos. Viriato Soromenho Marques e Mariana Avelãs têm a palavra. "Fiz questão de convidar um homem e uma mulher, com percursos totalmente diferentes, para apresentarem estas Linhas", dissse José Manuel Pureza ao Expresso.