Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Livre/Tempo de Avançar. Rui Tavares cabeça de lista por Lisboa

  • 333

Ana Drago e Rui Tavares, os primeiros candidatos da coligação na lista por Lisboa, durante as primárias que decorreram este fim de semana

ANTÓNIO COTRIM / Lusa

Os resultados das primárias da coligação Livre/Tempo de Avançar foram divulgados esta tarde. Rui Tavares e Ana Drago são os primeiros candidatos por Lisboa. A votação interna ficou, porém, aquém das expectativas

Num universo eleitoral de cerca de oito mil militantes e ativistas, apenas 2.197 compareceram nas eleições primárias do Livre/Tempo de Avançar que este fim de semana decidiram quem serão os candidatos às próximas legislativas. Um resultado que ficou "aquém das expectativas", assumiu na tarde desta quinta-feira, em conferência de imprensa, o presidente da comissão eleitoral, Luís Moita. 

Um fim de semana "especialmente quente" mas, acima de tudo, a novidade do processo, são algumas das explicações para o 'abstencionismo' tão elevado. Ao todo, foram 385 os candidatos que se apresentaram para ir a votos por todos os 22 círculos eleitorais do País. 

Em Lisboa, a escolha dos militantes recaiu pelos candidatos mais institucionais: Rui Tavares, fundador e dirigente do Livre, e Ana drago, fundadora do Tempo de Avançar, são os dois primeiros nomes da lista. 

No Porto, serão Daniel Mota e Diana Barbosa os dois primeiros candidatos. Ricardo Sá Fernandes ficou apenas na terceira posição. Em Coimbra, José Reis  foi o primeiro escolhido pelos militantes da coligação. E em Setúbal, Isabel do Carmo ganhou o passaporte para o seu regresso à política ativa.

Ana Drago encerrou a apresentação dos resultados das primárias com a promessa de "entrar no debate político". É hora de "olhar para o país e falar de política", disse, pondo a fasquia alta e garantindo "estar aqui para derrotar a coligação PSD/PP" nas próximas eleições.

"É tempo de ganhar", acrescentou Rui Tavares, que define a coligação como aquela que defende "as causas fundamentais".