Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Juncker sobre a Grécia. "Não podemos ir para prolongamento. Estou convencido que chegaremos a acordo no final da semana"

  • 333

FOTO JOHN THYS/AFP/Getty Images

Presidente da Comissão Europeia destaca "enorme passo" do Governo grego. O Eurogrupo volta a reunir-se na quarta-feira.

A reunião de emergência da zona euro para analisar a proposta definitiva de Atenas terminou ao fim de cerca de quatro horas com missão cumprida. Assim garantiu o presidente do Conselho Europeu. Donald Tusk quis "injectar um novo dinamismo nas negociações", o que assegurou ter acontecido.

 "Acredito que todos os líderes europeus estão na mesma página. As últimas horas mostraram-me que todas as partes estão empenhadas em encontrar a melhor solução", disse Donald Tusk num curta conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia.

"Um enorme passo" do governo grego
Mais concreto foi Jean Claude Juncker. "O processo vai ser finalizado ainda esta semana", revelou. Se as negociações já duram há cinco meses, sem que o braço de ferro tenha resultado, como pode agora Juncker ter tanta certeza?

"Estou convencido que chegaremos a um acordo até ao final desta semana, porque temos de ter acordo até ao fim da semana. Não podemos, como se diz no futebol, ir para prolongamento", afirmou o presidente da Comissão Europeia, mostrando-se satisfeito com os progressos. "As propostas chegaram com algum atraso, mas são um enorme passo do governo grego".

O Eurogrupo volta à carga já na quarta-feira. A reunião foi anunciada por Donald Tusk, no final da sua intervenção. Os resultados dos trabalhos "deverão ser apresentados na manhã de quinta-feira".