Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Acusação a Sócrates só em 2016

  • 333

José Carlos Carvalho

MP admite que a acusação não estará concluída até ao final deste ano. José Sócrates terá de ser libertado antes, em novembro. Entretanto decorrem duas eleições

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Editor de Sociedade

Na resposta enviada ao tribunal da Relação que analisou um recurso de José Sócrates sobre a especial complexidade do processo Marquês, o procurador Rosário Teixeira admite que a investigação ainda não está terminada, sendo a sua conclusão "imprevisível" mas "certamente" não antes da conclusão "do presente ano civil". 

O procurador do caso argumenta que ainda está à espera de uma reposta a uma carta rogatória enviada à Suíça e que há complexos circuitos financeiros ainda a reconstituir. E pessoas a ouvoir que estao " ausentes no estrangeiro". Mesmo assim garante ter " prova consolidada". Como Sócrates está preso preventivamente desde novembro do ano passado, o mais provável é que seja libertado antes da acusação estar pronta. O processo deverá atravessar as eleições legislativas, em setembro ou outubro. As presidenciais estão marcadas para janeiro.