Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cavaco Silva insiste nos quatro grandes objetivos de política económica

  • 333

FOTO TIAGO PETINGA/LUSA

Na receção de despedida em Sófia, Presidente da República repete discurso de 10 de Junho à comunidade portuguesa aqui residente, pedindo estabilidade política e governabilidade

Luísa Meireles, enviada à Hungria

No primeiro dia da sua visita à Bulgária, ainda no avião que o havia de trazer a Sófia, Cavaco Silva disse aos jornalistas, a propósito das criticas da oposição ao seu discurso do 10 de Junho, que "não participava em jogadas político-partidárias" e não cedia a pressões, vindas de onde viessem, que só fazia "aquilo que corresponde ao superior interesse nacional".

No final desta deslocação, na intervenção que fez na receção que ofereceu ao seu anfitrião, o Presidente búlgaro, e à comunidade portuguesa, provou o que disse, e repetiu o que havia dito naquela cerimónia, na semana passada.

"Vivemos uma nova fase em Portugal e, depois de um ano de viragem, a economia começou a crescer e o desemprego a diminuir", afirmou, para acrescentar: "Estou convencido que esta tendência se manterá, havendo estabilidade política e condições de governabilidade se, tal como disse no Dia de Portugal, em Lamego, a política económica for orientada por quatro grandes objetivos".

E enumerou-os: o equilíbrio das contas do Estado e a sustentabilidade da dívida pública; controlo das contas externas; a competitividade da economia face ao exterior; e um nível de carga fiscal em linha com os concorrentes.

"Com estas orientações, independentemente de quem governa, continuaremos a marcha da melhoria de vida", sublinhou ainda o Presidente da República, que falava de improviso.

Cavaco Silva fez, pois, questão de voltar a dar o que considera a sua principal mensagem, desta vez a um público diferente: a comunidade portuguesa no exterior, "os embaixadores de Portugal", como lhes chamou. E ficou subentendido o recado de que, hoje, o país tem melhores condições para quem quer regressar.

A receção incluiu ainda um pequeno espetáculo com Ana Moura.