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Passos, Costa, Cavaco, Portas, Jerónimo e Catarina Martins melhoram a imagem

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Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC mostra este mês uma subida mais ou menos generalizada na popularidade dos líderes políticos

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Executivo

Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro e líder do PSD, António Costa, líder do PS, Paulo Portas, vice-primeiro-ministro e líder do CDS, Catarina Martins, líder do BE e Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, sobem este mês no índice de popularidade da sondagem da Eurosondagem.

Todos estes líderes partidários subiram no balanço entre opiniões positivas e negativas quanto à sua atuação. Passos foi o que mais subiu, seguido de Catarina Martins, António Costa, Jerónimo de Sousa e Paulo Portas.

Também Cavaco Silva, que esta semana fez o seu último discurso pelo 10 de Junho como Presidente da República, viu melhorada a sua imagem aos olhos dos portugueses.

Ainda assim, Cavaco Silva e Passos Coelho mantém-se em terreno negativo, enquanto António Costa continua a ser o líder político com melhor imagem.

FICHA TÉCNICA

Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 4 a 9 de junho de 2015.
Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados.
O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região: Norte (20,4%) — A.M. do Porto (14,4%); Centro (29,1%) A.M. de Lisboa — (26,3%) e Sul (9,8%), num total de 1030 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1267 tentativas de entrevistas e, destas, 237 (18,7%) não aceitaram colaborar neste estudo.
A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma aleatória resultou, em termos de sexo: feminino — 51,5%; masculino — 48,5% e, no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos — 17,5%; dos 31 aos 59 — 50,5%; com 60 anos ou mais — 32,0%.
O erro máximo da amostra é de 3,05%, para um grau de probabilidade de 95,0%.
Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.