Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Legislativas. Jerónimo de Sousa é cabeça de lista da CDU por Lisboa

  • 333

André Kosters / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) por Lisboa nas próximas eleições legislativas, anunciou esta quarta-feira a coligação

Líder dos comunistas desde 2004, Jerónimo de Sousa volta candidatar-se por Lisboa, a exemplo do que aconteceu em 2011, e é um dos primeiros sete cabeças de lista anunciados pela CDU, esta quarta-feira em comunicado. 

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.  

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga. 

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista "Os Verdes", parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora. 

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República.