Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Lamego. O roteiro de Cavaco a partir das 10h

  • 333

Sessão militar decorre no Largo da Feira de Lamego. Duas horas depois Cavaco dá início ao tradicional discurso do 10 de junho. Seguem-se depois as condecorações a mais de 40 personalidades, entre elas, Teixeira dos Santos e Mariano Gago.

O Presidente da República encerra hoje as comemorações oficiais do 10 de Junho, que este ano decorrem em Lamego, com o tradicional discurso na sessão solene, onde também serão condecoradas mais de 40 personalidades.

O programa do segundo e último dia das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, começa logo pela manhã, com a habitual sessão militar, que irá decorrer no Largo da Feira de Lamego.

A chegada do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com escolta militar, está prevista para as 10h.

Após a revista das forças em parada pelo chefe de Estado, que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, decorrerá a cerimónia de homenagem aos mortos, com o toque de silêncio e o toque de homenagem a anteceder o cumprimento de um minuto de silêncio. De seguida, haverá um sobrevoo de aeronaves em homenagem, precedida de uma prece e do toque de alvorada.

Após a intervenção do Presidente da República, a cerimónia militar ficará concluída com o desfile militar das forças apeadas, um sobrevoo por aeronaves da Força Aérea e saltos de paraquedistas.

Para a mesma hora da cerimónia militar foi anunciada uma manifestação da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial do BES, embora o local da cidade de Lamego onde irá decorrer não esteja ainda definido.

Após a cerimónia militar, o programa prosseguirá com a sessão solene do 10 de Junho, que terá lugar no centro multiusos de Lamego.

A cerimónia, que terá início pelas 12h00, contará primeiro com uma intervenção da presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, Elvira Fortunato, seguindo-se depois o discurso de Cavaco Silva.

A sessão solene terminará com a condecoração de mais de 40 personalidades, entre as quais o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos e, a título póstumo, o antigo ministro da Ciência Mariano Gago.

Teixeira dos Santos, que tutelou a pasta das Finanças entre 2005 e 2011, nos governos socialistas de José Sócrates, vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e de José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com igual distinção.

O programa oficial das comemorações do 10 de Junho termina com um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Lamego, na Quinta da Pacheca.