Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cavaco Silva. Temos de mudar o nosso comportamento relativamente ao mar

  • 333

FOTO ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Presidente da República abriu Conferência dos Oceanos apelando a uma mudança de paradigma na exploração dos oceanos. Ministra Assunção Cristas inaugura Semana Azul

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Cavaco Silva apelou esta quarta-feira a uma mudança de comportamento e de "paradigma" relativamente à exploração dos oceanos, ao inaugurar formalmente a "World Ocean Summit 2015", uma iniciativa da revista britânica "Economist" que este ano se realiza em Cascais.

Na cerimónia, no Palácio da Cidadela, o Presidente realçou que apesar de Portugal ser uma nação marítima, "o oceano ainda tem que desempenhar maior papel na nossa economia e na nossa vida quotidiana".

"Estamos a mudar os nossos fortes laços tradicionais com o oceano e temos muito boas razões para o fazer", disse Cavaco, enumerando a sua importância crescente, tanto do ponto de vista económico, como alimentar e energético.

"Não há respostas fáceis, mas é claro que há que mudar o paradigma da exploração do oceano", sublinhando que "precisamos de mudar o nosso comportamento e reformar drasticamente" a maneira como se lida com ele.

Esta terceira edição da conferência da Economist desenrola-se até esta sexta, reunindo dezenas de especialistas do mar.

Antes de Cavaco Silva, falou a ministra Assunção Cristas, que deu também como "oficialmente aberta" a Semana Azul.

A Blue Week, que decorre entre 4 e 6 de junho, em Lisboa, é uma iniciativa do Governo que culminará sexta-feira com uma cimeira de mais de 70 ministros e representantes de organizações internacionais para discutir os problemas da chamada economia azul.

A par deste acontecimento, realiza-se um Fórum Empresarial onde estarão presentes dezenas de entidades, entre empresas nacionais e estrangeiras, instituições de investigação e institutos.

  • Mar no centro do debate político

    Setenta ministros do Mar vão estar a partir desta quinta-feira em Lisboa numa cimeira, ao mesmo tempo que se realiza a Conferência dos Oceanos da revista "Economist"