Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

SS. O anexo que só serve para cobrar umas multas, acusa Ferreira Leite

  • 333

Alberto Frias

Ao obrigar os contribuintes a preencher um anexo com informação que o Estado já tem, o objetivo só pode ser cobrar umas multas a quem se esqueça de o entregar. A acusação é feita pela antiga ministra das Finanças.

O fisco anda na caça à multa, “inventando cada vez mais anexos”. A acusação partiu de Manuela Ferreira Leite, na noite desta quinta-feira, no habitual espaço de comentário na TVI-24. A antiga ministra das Finanças diz que o fisco já tem a informação que solicita através do anexo SS aos trabalhadores independentes (a recibos verdes).

“Acho uma ideia perversa. Vão-se inventando cada vez mais anexos para se poder cobrar mais multas”, acusa Ferreira Leite, referindo-se aos possíveis atrasos na entrega do anexo SS que poderão custar mais de 200 euros a cada contribuinte.

Já sobre o corte nas pensões, admitido no início da semana pela atual ministra das Finanças, a antiga líder do PSD alerta para o risco de abandono de milhares de portugueses. “Vamos todos avançar deixando para trás um grupo de pessoas”. A comentadora diz que o discurso de Maria Luís Albuquerque, enquadrado com o que o Governo tem dito, dá a ideia de que “tudo funciona bem no país e que o único problema sem solução são as pensões”.

Manuela Ferreira Leite lamenta ainda que este discurso tenha sido proferido para uma plateia de jovens, porque parece que “estamos a dizer que o seu futuro [dos jovens] vai ser pior por causa dos idosos de hoje”.