Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Há 410 portugueses que querem ser deputados pelo Livre. Filho de Sampaio da Nóvoa é um deles

  • 333

Entre os candidatos está igualmente uma das atrizes mais conhecidas do país. Votação está marcada para 20 e 21 de junho.

São 410 os militantes do Livre / Tempo de Avançar que responderam ao desafio das "primárias à portuguesa", lançado pelo partido. Este método permite que se candidatem a candidatos a deputados todos os militantes do Livre que tenham outros 12 membros do partido a apoiá-los.

O prazo para a entrega dos nomes dos candidatos a candidatos terminou quarta-feira. A atriz São José Lapa, o ex-deputado à Assembleia Constituinte e fundador do MDP / CDE José Manuel Tengarrinha, o economista José Reis, e o sociólogo Elísio Estanque figuram entre os nomes mais conhecidos deste lote de 410. Na geração mais jovem, destaque para André Nóvoa, filho do candidato à Presidência da República e ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa. 

Os subscritores do Livre podiam apresentar as suas candidaturas a qualquer círculo eleitoral até quarta-feira, desde que tivessem 12 apoiantes. A votação para a escolha final dos candidatos a deputados realiza-se a 20 e 21 de junho, em todos os círculos eleitorais. 

A 23 de abril, o até aí Partido Livre requereu formalmente ao Tribunal Constitucional (TC) autorização para adotar a designação "Livre / Tempo de Avançar" como designação oficial. O TC aprovou a alteração a 20 de maio.