Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos e Costa recorrem a gurus brasileiros para ganhar as eleições

  • 333

Primeiro-ministro e líder da oposição recorrem a especialistas que já contribuíram para vitórias anteriores de ambos os partidos.

Manuel Maria Louro

Passos Coelho e António Costa estão sempre em desacordo. Ou quase sempre. Na última semana vimos o líder do PS ficar “muito contente” por concordar com a garantia do primeiro-ministro de que é impossível um entendimento entre o PS e a coligação CDS/PSD. Ou seja, concordaram em não concordar.

Nos últimos dias, no entanto, ficou-se a saber que os dois concordam, também, em relação ao segredo para ganhar as eleições - especialistas em comunicação política brasileiros. Edson Athayde e André Gustavo vão deitar mãos à obra nas campanhas do PS e da coligação, respetivamente. Mas não é a primeira vez. Tanto um como outro já trabalharam com os mesmos partidos em anos anteriores.

Edson Athayde regressa às batalhas eleitorais socialistas 13 anos depois. Ajudou António Guterres a vencer as legislativas de 1995 e em 2002 deu outra vez uma mãozinha aos socialistas na campanha de Ferro Rodrigues. Já André Gustavo conduziu a campanha laranja que levou Passos Coelho à vitória em 2011 e nunca mais deixou de colaborar com o partido social-democrata.

Com este historial de sucesso, tanto Costa como Passos vão apostar nos talentos de ambos. Segundo noticiou o "Diário de Notícias" no fim de semana, António Costa foi buscar Athayde à agência de publicidade FCB Portugal, onde é director-executivo.

Edson Athayde tem 49 anos, é natural do Rio de Janeiro, trabalha na área da publicidade desde os 17 anos e é um dos publicitários mais conhecidos em Portugal. No currículo tem alguns dos anúncios mais emblemáticos da televisão portuguesa.

Do lado do Governo está André Gustavo Vieira da Silva, do Recife, 47 anos, que trabalha em comunicação desde os 20. É sócio da empresa Arcos Comunicação, fundada pelo pai, e o PSD de Pedro Passos Coelho é o primeiro cliente português.