Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo Rebelo de Sousa. "Jesus é fundamental para o Benfica e o Benfica é fundamental para Jesus"

  • 333

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a equipa da Luz comemora "um bicampeonato justo", pois foi a "mais regular ao longo da liga".

Helena Bento

Jornalista

"Jorge Jesus é fundamental para o Benfica e o Benfica é fundamental para Jorge Jesus", disse esta noite Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que a equipa da Luz comemora "um bicampeonato justo", pois foi a "mais regular ao longo da liga". 

Em relação à eventual saída do treinador dos encarnados, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava no seu comentário habitual na SIC, disse que Jorge Jesus é "uma pessoa muito realista", ciente das dificuldades que iria encontrar caso decidisse trocar o Benfica por outro clube. "Jorge Jesus ainda tem coisas a fazer na equipa", referiu o comentador.

Marcelo Rebelo de Sousa falou ainda sobre os dois casos recentes de violência entre jovens. Na sua opinião, os casos devem ser "separados", por terem características diferentes.

É preciso, além disso, "desdramatizar". Primeiro, porque há uma noção errada de que aquilo "que está a acontecer agora nunca aconteceu". Já "acontecia a vários níveis, entre professores e alunos e entre alunos e alunos", referiu.

O que mudou, considerou Marcelo, foi a "censura social", que é hoje em dia "mais forte e mais atenta". Se antes havia situações consideradas "aceitáveis", hoje em dia já não o são, observou o comentador. 

Há, além disso, "um conhecimento maior, mais próximo e mais direto do que se passa, por causa da televisão e, sobretudo, por causa da internet", conhecimento que acaba por ser "multiplicado por centenas de milhares de pessoas".  

O que não signfica, disse o comentador, que a violência não tenha efetivamente aumentado, o que se deve, na sua opinião, "a uma crise de valores", que se traduz num "certo relativismo" e "falta de respeito em relação ao outro, quando o outro é mais fraco", agravada pelo "período de crise" em que se vive.