Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Candidatos à privatização da TAP anunciados à hora dos telejornais

  • 333

FOTO PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty

Processo para os candidatos apresentarem candidaturas termina esta sexta-feira. Governo não confirma a existência de duas propostas.

O Governo vai anunciar esta noite, pelas 20h, os candidatos à privatização da TAP.  Está marcada uma conferência de imprensa no Ministério da Economia, em Lisboa, onde secretários de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, e do Tesouro, Isabel Castelo Branco, deverão revelar o número de propostas e os candidatos.

Segundo revelou esta semana o ministro da Economia, o Executivo espera ter uma decisão tomada até ao final do mês.

Entretanto, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, recusou ao início da tarde desta sexta-feira confirmar a existência de duas propostas, sublinhando que o processo só termina às 17h00 e que o Governo fará depois uma comunicação.

“Hoje será conhecido algum detalhe relativo ao processo. Se houver propostas serão comunicadas oportunamente, no mesmo termo de 2012. Não posso confirmar isso [a existência de dois interessados]. O processo é muito transparente, mas tem que ter algum silêncio em termos de proteção", afirmou Sérgio Monteiro esta sexta-feira à saída do Parlamento, em Lisboa.

Negando "opacidade" no processo, o secretário de Estado explicou que os próprios interessados pediram discrição de forma a não prejudicar o processo. “Confirmo apenas que houve reuniões entre entidades esta semana. Nós damos igualdade de oportunidades a todos. Na plataforma eletrónica que gere o processo foi dito que quem estava interessado podia reunir-se com o Governo num horizonte temporal que terminava ontem [quinta-feira]" , acrescentou.