Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

40 anos do PSD: Balsemão anuncia 6 mil novos militantes e 12 desafios

  • 333

Francisco Pinto Balsemão: "Muitas vezes não concordo com Passos Coelho mas não ando a anunciá-lo publicamente"

FOTO JOSÉ CARLOS CARVALHO

''O PSD existe por si próprio, independentemente das coligações que tenha de fazer." Balsemão fechou as comemorações dos 40 anos do partido com um documento que aponta desafios para o futuro.

Francisco Pinto Balsemão encerrou esta quarta-feira as comemorações dos 40 anos do PSD com uma boa notícia para o partido: no último ano, inscreveram-se quase 6 mil novos militantes. 

O fundador (e militante nº1), que presidiu à comissão que organizou o programa das festas, anunciou também a produção de um documento com 12 desafios para o futuro, ''sempre numa ótica social-democrata e nunca esquecendo os seus valores perenes: liberdade, igualdade e solidariedade''.

Se vencerem estes desafios - que incluem a reforma do Estado, do sistema político e da Segurança Social, a redução da despesa para baixar impostos, o reforço da competitividade económica até as exportações serem 50% do PIB, o combate da desertificação, a promoção da natalidade, o reforço da coesão social, a aposta na inovação empresarial, na economia verde e no crescimento azul, e o exercício de uma clara opção europeia - demonstrarão ''ainda mais claramente que o PSD existe por si próprio'', afirmou. ''Independentemente das coligações que, em cada momento, o partido tenha que fazer.'.

Passos Coelho mereceu uma homenagem especial, pela ''perseverança, capacidade de trabalho, coragem, coerência e boa educação''. ''Por mérito próprio'', afirmou Balsemão na Aula Magna da Reitoria da universidade de Lisboa, Passos ''está a acumular um capital de confiança e credibilidade'' que o fundador espera que dê para ganhar as legislativas.

Sobre o ano de comemorações que foi desafiado por Marco António Costa a coordenar, Balsemão disse ter servido para ''redescobir um PSD vivo, orgulhoso do passado, contente por ter um pretexto para reencontros e afetos''.