Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Presidente quer um ministério do Mar na futura estrutura do Governo

  • 333

A consolidação de um Ministério desta pasta foi referida pelo Presidente da República como fundamental no país.

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Cavaco Silva afirmou esta terça-feira que quer contribuir para "a irreversibilidade da agenda do mar no quadro político nacional", o que passa pela consolidação do Ministério do Mar na estrutura governativa.

O mar tem de passar "a fazer parte, agora e no futuro, da nossa agenda política", disse o Presidente, que destacou que "as questões do mar são tratadas em vários ministérios".

"Entendo que deve haver uma aproximação integrada de todos os assuntos do mar num ministério", afirmou ainda, destacando que, hoje, "há assuntos do mar no Ministério da Economia, da Educação, e na Defesa Nacional e noutros".

O Presidente adiantou que já tinha feito referência a esse assunto no discurso do 25 de Abril, uma mensagem que considerou "clara" e das mais importantes para o futuro nesta área mas que passou despercebida.

No seu discurso, Cavaco Silva afirmou que "apesar dos avanços, há um grande potencial da economia do mar ainda por explorar e um desafio político da maior relevância que importa enfrentar na próxima legislatura: a adoção de uma governação verdadeiramente integrada dos assuntos do mar. Há que assegurar uma articulação eficiente de todos os assuntos do mar, independentemente da tutela governativa em que se situem, de modo a garantir a realização da estratégia definida para o setor".