Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

"PSD e CDS devem adotar plano Cravinho contra a corrupção"

  • 333

Fernando Costa, "dinossauro" autárquico do PSD, vai esta quarta-feira ao Conselho Nacional defender a coligação com Portas, mas faz uma exigência.

"Eu não morro nada de amores pelo CDS, mas acho que devemos ir coligados nas legislativas. E também acho que deve haver acordo entre os dois partidos sobre algumas matérias, a começar pelo enriquecimento ilícito." Em declarações ao Expresso, o presidente do PSD / Leiria e "dinossauro" autárquico  do partido diz que vai ao Conselho Nacional defender esta posição.

Fernando Costa diz que foi a primeira pessoa, ainda antes das europeias, a defender que PSD e CDS deviam selar um acordo pré-eleitoral para as europeias e as legislativas "porque não tinha lógica outra coisa". Assim, recebeu o anúncio da coligação, no passado sábado, "sem surpresa nem contradição." Também considera que "não havia outro critério para a elaboração das listas de deputados" que não fosse calcular os lugares com base nos resultados de 2011.

Esta questão parece ser pacífica para a maioria dos presidentes de distritais do PSD, que, embora percam lugares, sabem ter a ganhar em dinâmica política por irem coligados com o parceiro de Governo.

Fernando Costa acrescenta uma exigência: "também deve haver acordo com o CDS em relação a algumas matérias, a começar pelo enriquecimento ilícito", tema que o autarca - agora vereador na câmara de Loures - considera prioritário. "O estado a que chegámos tem uma causa comum chamada corrupção. Penso que deviámos adotar o programa anti-corrupção do engenheiro João Cravinho", afirmou ao Expresso.