Siga-nos

Perfil

Expresso

  • O grande dilema: mostrar o que nunca foi visto em Fátima

    Podcasts

    Joana Beleza

    Uma grande fotografia é sempre uma espécie de um milagre: "Tu tentas, tentas, tentas. E há um momento em que tudo se conjuga: a luz, o momento, o enquadramento". Cem anos depois das aparições, o grande mistério de Fátima é um dilema para os jornalistas. Que histórias é que ainda se podem contar na Cova da Iria? E que fotografias do santuário ainda conseguem surpreender-nos?

  • “Era muito difícil conseguir dizer: foste tu, rio, o assassino”

    F5

    Joana Beleza

    Tábua, centro interior do país, ano de 1993. Um passeio no campo acaba em tragédia: cinco crianças e professora do jardim de infância morrem afogadas no rio Alva. Abre-se uma ferida na terra e no interior de muitas famílias. Vinte e quatro anos depois, um fotojornalista é confrontado com a memória dessa ferida e volta a arrepiar-se como da primeira vez. Pelas imagens que captou – e pela fotografia que não conseguiu tirar. “Eu via aquelas crianças e só pensava: podia ser o meu filho, podia ser o meu filho”

  • Como esta fotografia mudou a vida desta mulher

    Podcasts

    Joana Beleza

    Fátima Medeiros enfrentou a câmara fotográfica antes de enfrentar o espelho. Vimo-la antes de ela se ver a si própria, depois de operada, sem um peito. Quando a fotografia saiu, um telefonema mudou a sua vida. Bem-vindos ao podcast F5: histórias cheias de gente, contadas pelas pessoas que as viveram – e pelos repórteres que as contaram e não quiseram, ou não conseguiram, esquecê-las