Siga-nos

Perfil

Expresso

A Beleza das Pequenas Coisas

Gonçalo Tocha, o foguetão criativo que vai da terra até à lua

Pode uma longa depressão ter como salvação a música, o cinema e o retrato das dores de uma vida? Pode. Gonçalo Tocha é a prova disso e conta-nos como a arte o ajudou a escapar da escuridão e a sonhar formas de partilhar alegria, amor e novos mundos aos outros. Descubram-no

Bernardo Mendonça

Bernardo Mendonça

Entrevista e ilustração

Jornalista

João Santos Duarte

João Santos Duarte

Edição sonora

Jornalista

Carlos Paes

Carlos Paes

Grafismo animado

Infografia

Gonçalo Tocha é um artista de vários talentos. Faz cinema e faz música com a mesma verdade e urgência — contar histórias que vão diretas ao coração e que contêm uma parte da nossa identidade portuguesa.

De câmara na mão é um realizador-marujo que filma as gentes do mar com uma paixão e curiosidade que nos leva a querer embarcar com ele. "Porque como Platão dizia há três espécies de homens... os vivos, os mortos e os que andam no mar." Ele que mergulhou primeiro dentro de si antes de se entregar a outras personagens. “Durante cinco anos não olhei ninguém nos olhos. Safei-me porque encontrei algumas pessoas que vieram ter comigo. A tristeza pode ser viciante. A minha salvação teve a ver com um processo artístico catártico.”

Em 2011 venceu o prémio principal do Doclisboa e teve uma menção especial no Festival de Locarno com o documentário “É na terra não é na Lua”, em que retratou as gentes da ilha do Corvo, nos Açores. Um arquipélago que também parece uma embarcação encalhada no Atlântico.

Já antes ganhara o IndieLisboa com “Balaou”, sobre a aventura de seguir a bordo de um veleiro na companhia de um casal de franceses que acabara de conhecer, logo após a morte da mãe.

A música pop-rock é o outro oceano em que navega desde há muito. É impossível ficarmos indiferentes à sua energia e entusiasmo no duo musical intergaláctico “TochaPestana” (Que forma juntamente com Dídio Pestana) , feito de música ‘retro-futurista’, a levar ao limite as sonoridades da pop-rock portuguesa misturando-se com a eletrónica, o disco sound e a música de baile. Irresistível.

Quer saber mais? É ouvir esta conversa em podcast que revela o lado A e o lado B deste artista e dá a conhecer em exclusivo o single do novo disco dos “TochaPestana” que será lançado muito em breve.

Este programa pode ser ouvido também no iTunes, onde pode subscrever e comentar.