Siga-nos

Perfil

Expresso

A Beleza das Pequenas Coisas

Surfar, fotografar e viajar pelo mundo é a vida de Bruno, o bom selvagem

  • 333

Bruno Garrudo deambula pelo planeta em busca das melhores ondas, das melhores paisagens e das melhores experiências em locais remotos, quase virgens. Onde o turismo ainda não colocou o pé. É ele o autor de “Deambulações’, o mais original livro sobre surf que é, acima de tudo, um diário de bordo de um viajante obstinado em viver a vida que imaginou. Uma conversa inspiradora para ouvir neste episódio do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”

Bruno Garrudo, de 41 anos, é um viajante particular. Muito particular. Viaja com pouco, ao sabor da aventura e do imprevisto, e nunca desvenda os destinos para onde vai. “São algures no globo. Locais que por vezes encontro por acaso ou que posso eventualmente encontrar no Google Earth.”, conta-nos.

Consigo leva sempre a prancha de surf, a máquina fotográfica e um bloco de notas. Pouco mais. “Deixei tudo para trás. Era pouco, ou quem sabe, nada. Talvez nada deixei e para não me enganar a mim mesmo será melhor afirmar que trouxe tudo.”, escreveu Bruno sobre a sua primeira grande viagem sem planos, sem prazos.

Bruno há muito que se libertou das amarras da terra e tem vivido entre viagens por destinos longínquos. Aqui se conta a história de uma criança que um dia se apaixonou pelo mar. Pelo seu mistério e imensidão. Pelas ondas, pela liberdade. E que quando se fez homem, não perdeu essa paixão. Pelo contrário, fez dela o seu trilho de vida. Bruno Garrudo — ou Stuck como muitos lhe chamam — é fotógrafo, pintor, escritor, surfista, artista, viajante. Vive para viajar e apanhar as melhor ondas em lugares remotos do planeta. Natural do Ribatejo, criado nos arredores de Lisboa, mas feito em África, sente-se do mundo. Mas especialmente de África. Onde o seu coração habita e para onde tanto viaja. No final de 2014 lançou o livro “Deambulações”, um documento visual sobre as suas viagens e a busca pelas ondas perfeitas, onde se cruzam histórias e imagens sublimes só acessíveis a quem busca os destinos e as experiências para além do óbvio. Este livro-viagem leva-nos por grandes rios, com margens de savana e mato, ou a sorrir para a inocência de putos desnudos à beira mar que fazem de tábuas velhas de madeira as suas pranchas. E que espanto é conhecer pelos seus relatos a lenda de crocodilos justiceiros, répteis de água salgada, que atacam os homens ruins daquela terra.

Foi numa pausa entre as suas deambulações pelo globo que soubemos nesta conversa em podcast como é a vida quando se deixa tudo para trás em busca do sonho que sempre se sonhou.

Para ouvir este episódio, basta clicar na seta que se encontra no topo deste texto ou descarregar no Soundcloud.

O programa “A Beleza das Pequenas Coisas” conta com música dos Budda Power Blues.

O livro Deambulações, de Bruno Garrudo, pode ser encontrado nos seguintes locais:

Galeria das Salgadeiras, Bairro Alto, Lisboa

XYZ Books, Anjos, Lisboa

Magic Quiver, Ericeira

Hang Five, Baleal, Peniche

Retro Sailor, Sagres

Ghuba Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul