25 de abril de 2014 às 2:49
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Economia  ⁄  PME Empresas e o Futuro  ⁄  PME: inovação é alavanca da competitividade

PME: inovação é alavanca da competitividade

Na conferência "PME - as empresas e o futuro", uma iniciativa Exame/Banco Popular, ficou patente a mensagem de que procurar mercados externos é uma condição vital para as empresas em tempos de crise. Também é preciso, no entanto,apostar na inovação, sublinharam os convidados.
Liliana Coelho e Vitor Paiva (www.expresso.pt)


A revista Exame e o Banco Popular associaram-se para um segundo ciclo de conferências, este ano subordinado ao tema "PME: as empresas e o futuro", que vão decorrer em cinco pontos do país.A internacionalização é o principal ponto do debate.

Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Inovação e os asnos
Cada vez tenho menos paciência para estas modas da gestão e da economia. Nos últimos 10 anos é a "inovação", remédio para todos os males. Antes foi a "reengenharia". Antes disso foi outra coisa qualquer. Em paralelo, mudamos do "big is beautiful" para "small is beautiful". Das "fusões e aquisições" e "integração vertical" para o "concentrarmo-nos no nosso core business". São só palavras mais palavras. Quase todas praticamente desprovidas de significado, ditas por pessoas que não percebem nada do assunto enquanto outras centenas abanam a cabeça como asnos.

Especificamente em relação à "inovação": isso é puro sebastianismo. Esperar que algo "novo e diferente" vai salvar o país. Na maioria das indústrias, Portugal não tem que inventar nada, só tem que recuperar o atraso que ainda tem. Olhar para os países que são melhores do que nós e copiarmos. Em especial na administração pública onde a qualidade dos serviços ainda é muito baixa na maior parte das áreas.

Já irrita ver cada papelaria ou restaurante a dizer que é "extremamente inovador" enquanto os políticos e os opinion makers aplaudem.

Antes de sermos criativos, temos que ser competentes. E eu preferia se em Portugal se lutasse muito mais para sermos competentes. E em relação à inovação e criatividade, deviam ser menos publicitadas e mais verdadeiras. É que não há nada de criativo em passarmos a vida a dizermos que somos creativos...

Cmps,

António

oreivaivestido.blogspot.pt
Re: Inovação e os asnos Ver comentário
Re: Inovação e os asnos Ver comentário
O QUE NÃO PODE SER APOSTA É O ROUBO
Roubar o erário público sem criminalização e penhora de bens pessoais é o que falta à quadrilha Socratina protegida por tudo e todos

www.youtube.com/watch_popup?v=CwFajqUQ3Lo&vq=large
Sem palavras
www.youtube.com/watch?v=GYHMC_itckg&feature=youtu.be
ou muito me engano...
é tudo muito bonito no papel e nas intenções... mas quando falam assim com tanto entusiasmo,,,hum...ou muito me engano ou é como quando as firmas ou empresas dizem...vamos reestruturar a empresa...e logo...pimba,,, um grupo grande de pessoas para o desemprego e as que ficam que trabalhem o dobro para compensar as saídas. infelizmente a maior parte, não todas claro, mas uma grande parte das medias e grandes empresas acha que crescer e modernizar é despedir um grande numero de pessoas, baixar os ordenados e fazer das que ficam na empresa praticamente escravas!! vejam as empresas nórdicas e outras, quando os empregados são bem pagos e tenham um bom ambiente de trabalho todos ganham, e não só em na questão financeira. aqui valorizasse a exploração pela exploração!!
"inovação é alavanca da competitividade"
Giro o título...mas no video, será que alguém deu um exemplo de inovação?
Treta
À semelhança do que já foi dito... é só treta e conversa da chacha. Não dá filhos nem gera resultado. Ráispárta mais os yuppies e a mania dos soundbytes sem conteúdo.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub