Anterior
Incêndio em campo de refugiados faz 42 mortos na Tailândia
Seguinte
Cortadas comunicações com portugueses na República Centro Africana
Página Inicial   >  Internacional  >   Piloto do Presidente deposto da República Centro Africana é português

Piloto do Presidente deposto da República Centro Africana é português

Tropas rebeldes assaltaram casas de vários portugueses em Bangui. Secretário de Estado das Comunidades portuguesas, José Cesário, prepara plano de saída de 23 cidadãos nacionais.

|
Um soldado sulafricano numa viatura do exército em Begoua, a 17 quilómetros da capital da República Centro Africana
Um soldado sulafricano numa viatura do exército em Begoua, a 17 quilómetros da capital da República Centro Africana / REUTERS

O piloto português do Presidente deposto da República Centro Africana teve a sua casa na capital de Bangui vandalizada por grupos de populares e rebeldes, apurou o Expresso junto de fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Este piloto, há anos a viver na República Centro Africana, é um dos 23 portugueses que quer abandonar o país no caso de a situação se agravar.

Neste grupo estão ainda seis missionárias portuguesas e várias crianças, segundo comunicou domingo para o MNE o cônsul português José Maria Pereira de Sousa na República Centro Africana. Cerca de 35 portugueses vivem no país. 

A casa do cônsul em Bangui também foi  assaltada e roubados vários bens, soube o Expresso junto da mesma fonte. Não há, no entanto, feridos a registar e todos os portugueses se encontravam bem.

Muitas outras habitações na capital, principalmente de estrangeiros, têm sido vandalizadas.  

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, falou ontem com o cônsul Pereira de Sousa e aguarda a evolução da situação.

"É possível que, a concretizar-se a saída dos portugueses, esta se faça com o apoio e a logística das tropas francesas no país", declarou José Cesário ao Expresso.  

O presidente Bozizé foi deposto há dois dias por tropas rebeldes, apoiadas pelo movimento de oposição Seleka, e fugiu, entretanto, para a República Democrática do Congo.

O secretário-geral  das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou hoje o golpe de Estado, "considerando que subverte a ordem constitucional".  


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados
Os nossos pretos ...

Quem apanha o transporte público das 06:30 às 07:30 vê-o repleto com uma multidão de pretos e imigrantes de leste. Trabalhadores de lancheira, na mão.
Vemos também pretos durante o dia a aplicar - sem máscara protectora - o alcatrão nas estradas; a construir, a reparar.
Vemo-los nos andaimes, nas escavações e nos aterros. Mal protegidos. Temos notícias deles a despenharem-se das alturas ou a morrerem soterrados.
E à noite, até às horas em que o transporte público funciona, vêmo-lo repleto de pretos e gente de leste. Cansados, esgotados e, principalmente, pacíficos.
Bem, há putos, como o General D e congéneres, que frequentam as "docas" são aclamados como vedetas na nossa TV e entram na imprensa côr-de-rosa, como VIP. Uns miudos que nos provocam, que nos insultam e que incitam os seus irmãos de raça à violência.
Bem, mas esses não são:
«Os nossos pretos»
O Perigo de se adoptar África, como continente...
O Perigo de se adoptar África, como continente para viver, é uma realidade que muita gente quer escamotear.
Vai levar séculos até que este continente respeite os direitos humanos e a democracia. Até lá, haverá sempre golpes de estado, atrás de golpes de estado. E quem se lixa ? A primeira coisa a vir logo ao de cima é o ódio ao branco, tendo que fugir para salvar a pele, e toda uma vida de trabalho e dedicação ao País onde vivia, desaparece da noite para o dia. Mas admiro muitos resistentes, que depois de terem baixas nas famílias e sido espoliados dos seus bens, voltam à estaca "ZERO" para começar de novo, pelo menos enquanto a idade lhes permitir.
Este será o cenário na EUROPA, SE NÃO PUSERMOS TRAVÃO A ESTA IMIGRAÇÃO ILETRADA, CRIMINOSA E FUNDAMEMTALISTA...
Essa imigração "criminosa" ...
Que lirismo...
Que urge acolher
"Beneméritos"
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
José Cesário, falou ontem com o cônsul Pereira de Sousa e aguarda a evolução da situação!!!
O governo de Portugal, através do seu secretário de estado oficiallizou o salve-se quem puder...
Lá como cá, estamos entregues à bicharada...

Pag 2012 prevendo tudo na Siria e RCA
Pag 2012 prevendo tudo que aconteceu na Siria e Rep Centro Africana em 24 de Março de 2013
- lunaticoutpost.com/Topic-Armageddon-Battle-of-Central-Africa-Goma-Illuminati-suffer -KEY-defeat-as-freedom

===
SYRIA to CENTRAL AFRICAN REPUBLIC: Freedom Fighters REJECT Illuminati puppets in BOTH forms: as presidents and as infiltrated "rebels"
- Moaz Al-Khatib was sold by illuminati media during the last months as "leader of the Syrian opposition".
Moaz Al-Khatib is an illuminati agent who months after the fight for freedom began in Syria was still selling illuminati agent Assad.
As the illuminati realize that it is impossible to sell Al-Khatib to the real freedom fighters, the Free Syrian Army, he resigns from the puppet "Syrian Coalition".
At the same hour the freedom fighters defeat the illuminati puppet in the Central African Republic.
- www.scam.com/showthread.php?t=218975
Que género de notícias são estas?
"Piloto do Presidente deposto da República Centro Africana é português"
É? e depois? Se calhar o mercerário que atacou também o é! E o.. etc. etc... Infelizmente há portugueses espalhados pelos quatro cantos no Mundo e uns por opção outros a maioria por necessidade desempenham todo o tipo de tarefas. Se por cada português emigrado for noticiado teremos coisas no género tipo "Inimigo Público": "Portugal na entrega dos òscares o ultimo prego colocado palco foi espetado por um português". Ou seja o Expresso está a aproximar-se do IN.
@Xibata
Vamos lá ...
o nível dos rascistas
Um comentário ao mesmo nível dos anteriores seria, por exemplo relativamente a Chipre: esses branquelas falidos desse continente decadente deram agora em saquear as contas bancárias de quem ainda confia nesses vigaristas engravatados

Ja sei
o professor José Cesário "esta atento" a situação. Se for preciso manda-se um Hércules 120 apanha-los. Tipo carro vassoura.
Comentários 13 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub