18 de abril de 2014 às 22:01
Página Inicial  ⁄  Sociedade  ⁄  Photoshop: vinte anos a retocar a realidade

Photoshop: vinte anos a retocar a realidade

Um dos programas de computador mais famosos faz hoje, quarta-feira dia 17, 20 anos. É o Photoshop que foi criado pela Adobe porque a digitalização de fotos as tornava diferentes do resultado em papel. Clique para visitar o canal Life & Style.
Anabela Natário (www.expresso.pt)
Uma das mais recentes polémicas envolvendo a utilização abusiva do Photoshop: a marca Ralph Lauren foi acusada de reduzir exageradamente a cintura da modelo Filippa Hamilton  para uma das suas campanhas Uma das mais recentes polémicas envolvendo a utilização abusiva do Photoshop: a marca Ralph Lauren foi acusada de reduzir exageradamente a cintura da modelo Filippa Hamilton para uma das suas campanhas

O Photoshop foi lançado, há 20 anos, para retocar fotos que fossem digitalizadas, mas rapidamente se tornou uma ferramenta indispensável para corresponder aos desejos de quem faz fotografia ou de quem se deixa fotografar.

Nestas duas décadas, não se sabe se o programa é famoso pelo que proporciona ao utilizador ou se o é pelas modificações que tem introduzido na realidade. Senão, vejamos: já retirou toneladas de celulite a muitas mulheres e homens, transformou algumas fealdades em beldades que se juram naturais...

Mais concretamente, digamos, que já emagreceu o Presidente francês Nicolas Sarcozy e retirou um anel de 15600 euros da mão de uma ministra do seu governo, já multiplicou os apoiantes do primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi, já aumentou o armamento iraniano e mudou alguns cenários de guerra...

E até começou a motivar uma campanha entre fotógrafos de moda contra a beleza artificial. A revista feminina francesa Elle, por exemplo, anunciou com grande pomba as três capas que, em Abril do ano passado, publicou com fotos de modelos famosas sem quaisquer retoques de Photoshop.

Os criadores deste programa foram os irmãos norte-americanos John e Thomas Knoll, quando o primeiro era supervisor de efeitos visuais para cinema da empresa fundada por George Lucas, a Industrial Light & Magic, e o segundo estudava engenharia na Universidade de Michigan.

Inicialmente, foi o fabricante de "scanners" Barneyscan que distribuiu o PhotoShop (era assim, com o S maiúsculo), mas fê-lo por pouco tempo, já que os irmãos resolveram propor o negócio à Adobe, que se afirmara com o sistema PostScript e que aceitou aguardar pela sua renovação e lançá-lo no dia 10 de Fevereiro de 1990, mas apenas para os computadores da Apple Macintosh.

O sucesso foi tal que a versão Photoshop 2.0 já contemplava a instalação em PC com sistema operativo Windows.

Comentários 10 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
sou a rosa e o fotoxope dava-me jeito
é verdade ruguita aqui ruguita ali pelito acolá peitito com mais peitito e pronto e também tirar das fotos as falsas amigas e aí lembrei-me o fotoxope dava um jeitão ao senhor engenheiro e não é para retocar alguma coisa porque como está e elegante como é já me provoca palpitações e não e era mesmo para tirar mafarricos e por exemplo aquele jovem da pêtê das escutas e pronto sai da foto e o mesmo para a dona guedes e para o senhor moniz e até para o doutor constâncio escusava de o ter que mandar para o banco europeu e era fotoxope com ele e muitos mais que como deixam de existir já não podem chatear o senhor engenheiro e pronto o que é preciso é usar fotoxope
O programa favorito...
..... do Socrates.
Re: O programa favorito... Ver comentário
Muito mais do que retoques
Para os editores de imagem na imprensa, acredito que esta seja a sua característica mais usada, mas este "super-programa" informático constitui-se como uma ferramenta poderosa para aqueles que trabalham no ramo das artes gráficas.

Tem tido uma evolução constante desde o seu lançamento e ao nível do tratamento de imagem não tem qualquer concorrência.
Merece a publicidade.
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
Re: Muito mais do que retoques Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub