15 de abril de 2014 às 21:37
Página Inicial  ⁄  Dossiês  ⁄  Dossies Desporto  ⁄  Euro 2012  ⁄  Pedro Proença confirmado na final Espanha-Itália

Pedro Proença confirmado na final Espanha-Itália

Depois de já ter apitado a final da Liga dos Campeões, o árbitro português é agora chamado para dirigir o jogo que decidirá o vencedor do Euro-2012.
Lusa
Como Portugal foi afastado pela Espanha na meia-final, Pedro Proença voltou às opções da UEFA para o jogo decisivo de domingo, em Kiev
Como Portugal foi afastado pela Espanha na meia-final, Pedro Proença voltou às opções da UEFA para o jogo decisivo de domingo, em Kiev
Nigel Roddis/Reuters

Pedro Proença foi hoje nomeado para arbitrar a final do Euro-2012 em futebol, que se disputa domingo entre a Espanha e a Itália, no Estádio Olímpico de Kiev, informou hoje a UEFA.  

O árbitro português estava de prevenção juntamente com o inglês Howard Webb, quarto árbitro no jogo de quinta-feira entre a Itália e a Alemanha (2-1), e o italiano Nicola Rizzoli, fora das opções após o apuramento dos transalpinos.  

Habitualmente, a UEFA retira de prova os árbitros dos países que se apuram para as meias-finais do torneio, o que não sucedeu com Pedro Proença e Nicola Rizzoli, naturais de dois países que discutiram a presença na final. Como Portugal foi afastado pela Espanha, no desempate por grandes penalidades (4-2), o português voltou às opções da UEFA para o jogo decisivo.  

Época de ouro


Pedro Proença já dirigiu três jogos da fase final, o último entre a Itália e a Inglaterra, dos quartos de final, que os italianos venceram no desempate por grandes penalidades.  

O árbitro lisboeta estreou-se nesta fase final a 14 de junho, na goleada por 4-0 da Espanha, campeã europeia e mundial, sobre a República da Irlanda, na 2ª jornada do Grupo C. A 19 de julho orientou o França-Suécia, jogo da 3ª e última jornada do Grupo D, que os escandinavos, já eliminados na altura, venceram por 2-0.  

Proença tem cumprido a melhor época desde que recebeu as insígnias da FIFA, em 1993, num percurso que tinha sido coroado, até ao momento, com a final da Liga dos Campeões da última época, ganha pelo Chelsea ao Bayern de Munique, nas grandes penalidades.

Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Não querendo
correr o risco de fazer figura de "choininhas", eu diria que isto só demonstra que o nosso país tem muitas pessoas com grandes qualidades profissionais e éticas em diversas áreas de actividade; só é pena é que nenhuma dessas pessoas tenha escolhido ir para a política!...
Parabéns Pedro Proença!
Arbitar não é para todos.E saber arbirar bem, muito menos.
A escolha de Pedro Proença honra Portugal!
"BOA ATUAÇÃO"
Desejos de boa atuação, é mais fácil decerto que em Portugal.
kácus
ui
MAIS VALE CAIR EM GRAÇA DO QUE SER ENGRAÇADO.
cevaso4444
PARABÉNS !
Boa arbitragem.
Mais um motivo de orgulho para Portugal.
Quanto aos "cães", é deixá-los ladrar...
Basta responder a 1 questão para se compreender t
Basta responder a 1 questão para se compreender tudo:
->
Porque FIFA proibe video para que, caso necessário, arbitro seja: :1, Melhor goleador: ... .2. melhor defesa: ... ?

Facto: FIFA proibe video para que, caso necessário, arbitro seja:
->1, O melhores goleador:
- inventando penalties quando o jogador da equipa suposta ganhar mergulha;
- não querendo ver foras de jogo da equipa suposta ganhar;
- deixando em jogo terminadores a soldo da equipa suposta ganhar.
-> 2. A melhor defesa
- inventando foras de jogo quando jogador da equipa suposta perder aparece isolado frente ao guarda redes;
- não querendo ver penaltes sobre a equipa suposta perder;
- expulsando injustamente jogador da equipa suposta perder;
->
porquê? Resposta vai para além das razões óbvias -> Google -> futebol-dos-iluminados.blogspot.pt
futebol-dos-iluminados.blogspot.pt/
Bolachinha...
Felicito Proença por este feito, mas convenhamos, não passa de uma bolachinha para serenar as hostes portuguesas...ainda me está bem fresco na memória as mãos de Sérgio Ramos e Arbeloa que dariam 2 penaltis a favor de Portugal e que eliminariam a Espanha. Em 2000 e 2006 fomos eliminados devido a 2 penaltis que não eram assim tão óbvios à 1a vista, sendo que em 2006 nem era penalti sequer e no entanto marcou-se e fomos eliminados sem escrúpulos. É lamentável que num desporto a imparcialidade só surja quando o peso político e o poder económico de um país seja proporcional à qualidade da sua selecção. Posto isto, só espero que Proença, mais do que uma boa arbitragem roube completamente a favor da Itália, não apagaria as injustiças que já foram feitas, mas certamente iria conferir alguma justiça a um campeonato já de si adulterado com os jogos Croácia - Espanha, Ucrânia - Inglaterra e Portugal - Espanha.
Quem diria...
Temos o melhor jogador do mundo (para alguns)
Temos o melhor treinador do mundo
Temos o melhor empresario do mundo
Temos o melhor presidente do mundo (PC - e eu sou do benfica...mas temos de admiti-lo)
E agora temos....o melhor arbitro do mundo!!!

AHAHA Pedro Proença o agredido a apitar final da Champs e Euro.

Lindo
caro Proença...
Não te esqueças que os espanhóis são aldrabões e vingativos. Aplica-lhes bastantes cartões vermelhos, cor da bandeira deles, pois eles merecem....
O Filipe Vieira:
"Morreu" de alegria...
Incompetentes
Incompetençia de quem nomeia esta gente,mostem os videos das arbitragens em Portugal para os platinis da UEFA apreçiarem e comentar.Sao uns herois os arbitros Portugueses mereçiam todos um Apito de Ouro,mas como estamos em crise oferecemos um Apito Dourado...
PRÉMIO AOS INCOMPETENTES.
JÁ O VICTOR CONSTANCIO DEPOIS DE TER FEITO AQUELE MAGNIFICO TRABALHO NO BANCO DE PORTUGAL, TEVE COMO PREMIO A CADEIRA NO BANCO CENTRAL EUROPEU.
SE CALHAR VALE A PENA FAZER AQUELE M E R D A DE JOGO QUE FEZ NO BENFICA porto.
DUALIDADES
Ontem na tv falavam alguns comentadores que os arbitros nao tem a pressao nestes jogos que tem em Portugal,quem nao aguenta a pressao é imcompetente.Engraçado como dizem que é um orgulho para Portugal ter um arbitro numa final.,Será orgulho Nacional as arbitragens benefiçiarem sempre os mesmos dois clubes em detrimento dos outros todos?era orgulho se mantivessem cá dentro as boas prestaçoes que tem lá fora!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub