27

Vamos ter sotaque exótico. O perfil do sucessor de Jon Stewart

Anterior
Nicolas Sarkozy diz que ministros devem privilegiar a França nas férias
Seguinte
Presidenciais: MAI vai ao Parlamento na sexta-feira
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Pedido julgamento imediato de Berlusconi

Pedido julgamento imediato de Berlusconi

Silvio Berlusconi é alvo de um inquérito no âmbito do caso Rubygate, por ser suspeito de ter pago sexo com uma menor marroquina, um delito punido com pena de prisão em Itália. (Vídeo SIC no final do texto)
Lusa |
Silvio Berlusconi durante a conferência de imprensa de hoje sobre temas económicos e na qual abordou o Rubygate
Silvio Berlusconi durante a conferência de imprensa de hoje sobre temas económicos e na qual abordou o Rubygate / Tony Gentile/Reuters

A Procuradoria-geral de Milão pediu hoje o julgamento imediato do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, acusado dos delitos de recurso à prostituição de menores e de abuso de poder no caso já conhecido como Rubygate. Em comunicado, a procuradoria indica ter transmitido ao juiz dos inquéritos preliminares a realização de um julgamento imediato, com base "na evidência da prova".  

Silvio Berlusconi, de 74 anos, é alvo desde 21 de dezembro de um inquérito no âmbito do caso Rubygate, por ser suspeito de ter pago sexo com uma menor, a marroquina Karina El Mahrug (Ruby), um delito punido com pena de prisão em Itália. Berlusconi é ainda acusado de abuso de poder, ao intervir junto das autoridades no sentido de obter a libertação da jovem, detida em maio sob suspeita de furto. Na altura, Silvio Berlusconi alegou que Rubi era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak. 

O pedido de julgamento imediato que tem de ser inferido por um outro magistrado do tribunal de Milão - o juiz de inquéritos preliminares - e é um procedimento acelerado que se baseia numa "prova evidente".  

Os procuradores também enviaram um memorando, no qual rejeitam a possibilidade de que estes delitos tenham sido cometidos por Silvio Berlusconi como primeiro-ministro italiano.  

"Uma farsa", diz Silvio Berlusconi


Em resposta, o primeiro-ministro italiano acusa a Procuradoria de Milão de agir "com um propósito apenas subversivo" e considera que as acusações são um pretexto para afastá-lo do cargo. As declarações de Silvio Berlusconi foram feitas numa conferência de imprensa sobre apresentação de medidas económicas, aproveitando o empresário e político para reagir à decisão de hoje da Procuradoria de Milão. 

"Sobre esta história do julgamento posso dizer apenas que é uma farsa, trata-se de uma acusação que não tem qualquer fundamento. Esta investigação tem como único objetivo a difamação mediática", acrescentou o Berlusconi. 

Tanto Silvio Berlusconi como Ruby negam que tenha havido sexo a troco de dinheiro e os advogados do primeiro-ministro contestam a competência do tribunal de Milão neste caso, apesar de reconheceram que o chefe do Governo teve uma intervenção a favor da jovem, justificando que o fez por pensar que era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e que queria preservar as boas relações diplomáticas entre os dois países. 

"Não me preocupo por mim. Sou rico e posso dedicar-me a construir hospitais para crianças como sempre desejei", afirmou Silvio Berlusconi, tentado desvalorizar o caso. 



Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 27 Comentar
ordenar por:
mais votados
Berlusconi, gerente de bordel
Parece que é o que ele sabe fazer.
Manias e manhas de Berlusconi
"(...) justificando que o fez por pensar que era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e que queria preservar as boas relações diplomáticas entre os dois países."

Poderia ter-lhe arranjado outro tio; mas, é normal que prtendesse manter boas relações diplomáticas com Mubarak. E com Chávez, não, Sílvio?

"Não me preocupo por mim. Sou rico e posso dedicar-me a construir hospitais para crianças como sempre desejei"

Agora, chamam-se hospitais?
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Esse gajo é um dos máximos expoentes da crise de
valores que actualmente assola o mundo e nomeadamente a Europa...
UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR
Berlusconi é um fenómeno difícil d compreender e explicar. Contraria todos os preceitos do politicamente correcto. É figura por vezes bastante grosseira, quase sempre desbocada e raramente ponderado. Personifica aquela pessoa q se está nas tintas p tudo e todos. Num fundo é a pessoa q os italianos gostavam d ser. É o supra sumo do individualismo selvagem, do super eu. A legião d admiradores é inexplicável pois o homem vai d caso em caso granjeando simpatias e a melhor prova disso e q apesar dos recentes escândalos como o do caso Ruby se hoje se celebrassem eleições em Itália voltaria a ganhar. Na última semana d Janeiro foram feitas sondagens sobre vários temas relativos à dita degradação da vida politica italiana e q tem esta personagem por protagonista. Em termos políticos a sua força politica fica em 1º com 30% das intenções d votos. Á esquerda os q melhor ficam são o Partido Democrático com 26%. Tendo em conta os seus tradicionais aliados e já não contando com Fini, Berlusconi não só ganharia como ficaria no limiar da maioria absoluta. Il Cavalieri é o político mais longínquo da II Republica italiana, 10 nos últimos 16 anos. Sobre os casos d prostituição, os italianos estão mais divididos. A agressividade dos seus detractores é enorme e quase moralisticamente fundamentalista. O irónico è q tem origem na Esquerda. A esquerda q fazia d Chicholina, do amor livre, da liberdade d costumes bandeira politica. Mas mesmo sobre este assunto os italianos estão ainda mais ...
Re: UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR II
Re: UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR II
"O BERLUSCONNI"
Podia trazer o escritório dele para Portugal e deixar que a justiça Portuguesa trata-se dos problemazitos que ele tem.
Ficava livre destas chatiçes que a justiça Italiana lhe anda sempre a causar quiçá por vezes interrompendo as suas festas com os amigos e amigas.
Porque o que é fato é que por lá (ainda tentam) mas também resultados só no verão de.....
Kácus
.. e a Justiça funciona!!!
Então, no país dos mafiosos, a Justiça funciona?
Ignóbil.....
Então não querem lá ver que o mui distinto senhor primeiro ministro de Itália, essa insigne figura de verticalidade e bons pirncípios, é acusado de uma coisa tão tão tão feia??????

Vamos lá....o senhor só quis mesmo levar um pouco de afecto e carinho a uma jovem necessitada, oriunda de um país com graves problemas económicos, numa perspectiva altruista de ajudar o próximo, bem...a bem dizer a próxima.

As pobres coitadas encontram nesse homem alguém sempre disposto a ajudar com uns trocos para pagar as propinas retribuindo elas com o que apredem nesses estudos.

Se a Rosete fosse viva seguramente que assessoraria este grande senhor (acho que o tipo é bem alto, daí o grande) na concepção de unidades de recolha e apoio de desfavorecidas (com tudo no sítio) para momentos de futura flexão.
Onde está o crime?
Realmente não sou grande admirador deste senhor, mas siceramente... onde está o crime? essa inocente não passava de uma rameira, ao alcance de quem pode, e Berlusconi pode, pelo menos financeiramente. Que comparação se pode fazer entre este crime e a justiça carnavalesca do nosso país. Esta vida é uma breve passagem,depois disto não sei...o dinheiro serve também para estes prazeres.
Machos latinos
O que é certo é que quando vai a votos, ganha. Quem vota nele? Fantasmas?
Até no país da Máfia há justiça - menos cá
Afinal, até mesmo em Itália (país conhecido pelos mafiosos e mafiosices) a justiça vai trabalhando e ninguem está acima da Lei!

    Já o Pinócrates fornicou 12 milhões de portugueses, entre crianças, velhos, homens e mulheres, ficou a dever-lhes, roubou-lhes a carteira .... e ainda se ri graças ao corrupto do priminho - o nosso Procurador Geral da República! Vejam lá se não temos uma raposa a guardar o galinheiro!
berlusconi
Só sei que o homem anda sempre metido nestas confusões ,mas a Italia parece que não consegue arranjar outro para governar ,pois mandam o homem embora para depois irem busca-lo outra vez.
O homem está velho, mas quer ser novo á força .É um defeito da crise da meia idade ,que em berlusconi prolongou-se. tambem deveria-se acusar os pais da menina por negligencia, pois não acho normal uma miuda de 17 anos ir para festas em casa de homens . Uma rapariga de 17 anos não difere em nada de uma de 18 ,como tal se mentir, o homem não tem como saber que é menor. É complicado
Andam atras dele há tempo...
A Procuradoria-geral de Milão anda atras dele há muito. Não é de agora mas Belusconi sempre se safou! Será esta mais uma história que o vento vai levar?
Berlusconi é como a grande maioria das
pessoas na Europa e nos EUA, que não têm noção clara do enorme risco de colapso da economia desses locais, ao longo deste ano e, por isso, como o povo, que ainda enche restaurantes e lojas de departamentos, por conta da idéia acerca do controle que as autoridades possam ter sobre tal possibilidade, vive na diversão de colos e seios de meninas e nem tanto. É a vida intoxicada diante das ruelas escuras da sobrevivência... Rio Grande
DESABAFO
Devia de haver uma lei europeia que obrigasse qualquer político que pretendesse concorrer a um alto cargo dum País, a fazer exames psiquiátricos exaustivos. Talvez assim, os povos, se livrassem destes agentes feudais, que utilizando os cargos que ocupam, náo olham a meios para atingir os seus objectivos pessoais. Infelizmente, também por cá parasitam alguns...
Para quando o julgamento dos crimes dos políticos?
Cá, não só estão protegidos por uma constituição que afasta deliberadamente o único soberano do poder, o povo, e permite os crimes aos políticos corruptos e até que façam leis para lhes dar impunidade. Chamem eles a isto democracia. É este o cerne da questão. Sem controlo dos corruptos eles não vão matar a galinha dos ovos de ouro. É isto a base de tudo e o que deve ser mudado, não a porcaria das mezinhas com que todos, e agora o PSD também, nos atiram com areia para os olhos.

Chegou-se ao cúmulo do Cavaco nomear um criminoso convicto para PM para arrastar o nome de Portugal pela lama.
Existem documentos oficiais que o atestam, tribunais, jornais, etc. Basta saber ler.
Aqui está o que esconderam: http://ur1.ca/4crjb e http://ur1.ca/4g4p8
Apenas o Expresso e o I Online publicaram os artigos que estão no link acima. Quem achar que seja um abuso que o diga aos directores desses jornais e aos autores dos artigos nele mencionados.
Todos nós sabemos que a maioria dos políticos são criminosos e que encontrar um honesto é quase como encontrar uma agulha num palheiro. Todavia, quando se trata de ter um primeiro ministro cadastrado é um pouco mais grave ou desconfortante.
Comentários 27 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub