27

E vão três. Mais um Bush na fila para a presidência

Anterior
Nicolas Sarkozy diz que ministros devem privilegiar a França nas férias
Seguinte
Presidenciais: MAI vai ao Parlamento na sexta-feira
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Pedido julgamento imediato de Berlusconi

Pedido julgamento imediato de Berlusconi

Silvio Berlusconi é alvo de um inquérito no âmbito do caso Rubygate, por ser suspeito de ter pago sexo com uma menor marroquina, um delito punido com pena de prisão em Itália. (Vídeo SIC no final do texto)
Lusa |
Silvio Berlusconi durante a conferência de imprensa de hoje sobre temas económicos e na qual abordou o Rubygate
Silvio Berlusconi durante a conferência de imprensa de hoje sobre temas económicos e na qual abordou o Rubygate / Tony Gentile/Reuters

A Procuradoria-geral de Milão pediu hoje o julgamento imediato do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, acusado dos delitos de recurso à prostituição de menores e de abuso de poder no caso já conhecido como Rubygate. Em comunicado, a procuradoria indica ter transmitido ao juiz dos inquéritos preliminares a realização de um julgamento imediato, com base "na evidência da prova".  

Silvio Berlusconi, de 74 anos, é alvo desde 21 de dezembro de um inquérito no âmbito do caso Rubygate, por ser suspeito de ter pago sexo com uma menor, a marroquina Karina El Mahrug (Ruby), um delito punido com pena de prisão em Itália. Berlusconi é ainda acusado de abuso de poder, ao intervir junto das autoridades no sentido de obter a libertação da jovem, detida em maio sob suspeita de furto. Na altura, Silvio Berlusconi alegou que Rubi era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak. 

O pedido de julgamento imediato que tem de ser inferido por um outro magistrado do tribunal de Milão - o juiz de inquéritos preliminares - e é um procedimento acelerado que se baseia numa "prova evidente".  

Os procuradores também enviaram um memorando, no qual rejeitam a possibilidade de que estes delitos tenham sido cometidos por Silvio Berlusconi como primeiro-ministro italiano.  

"Uma farsa", diz Silvio Berlusconi


Em resposta, o primeiro-ministro italiano acusa a Procuradoria de Milão de agir "com um propósito apenas subversivo" e considera que as acusações são um pretexto para afastá-lo do cargo. As declarações de Silvio Berlusconi foram feitas numa conferência de imprensa sobre apresentação de medidas económicas, aproveitando o empresário e político para reagir à decisão de hoje da Procuradoria de Milão. 

"Sobre esta história do julgamento posso dizer apenas que é uma farsa, trata-se de uma acusação que não tem qualquer fundamento. Esta investigação tem como único objetivo a difamação mediática", acrescentou o Berlusconi. 

Tanto Silvio Berlusconi como Ruby negam que tenha havido sexo a troco de dinheiro e os advogados do primeiro-ministro contestam a competência do tribunal de Milão neste caso, apesar de reconheceram que o chefe do Governo teve uma intervenção a favor da jovem, justificando que o fez por pensar que era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e que queria preservar as boas relações diplomáticas entre os dois países. 

"Não me preocupo por mim. Sou rico e posso dedicar-me a construir hospitais para crianças como sempre desejei", afirmou Silvio Berlusconi, tentado desvalorizar o caso. 



Opinião


Multimédia

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 27 Comentar
ordenar por:
mais votados
Berlusconi, gerente de bordel
Parece que é o que ele sabe fazer.
Manias e manhas de Berlusconi
"(...) justificando que o fez por pensar que era sobrinha do Presidente egípcio, Hosni Mubarak, e que queria preservar as boas relações diplomáticas entre os dois países."

Poderia ter-lhe arranjado outro tio; mas, é normal que prtendesse manter boas relações diplomáticas com Mubarak. E com Chávez, não, Sílvio?

"Não me preocupo por mim. Sou rico e posso dedicar-me a construir hospitais para crianças como sempre desejei"

Agora, chamam-se hospitais?
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Re: Manias e manhas de Berlusconi
Esse gajo é um dos máximos expoentes da crise de
valores que actualmente assola o mundo e nomeadamente a Europa...
UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR
Berlusconi é um fenómeno difícil d compreender e explicar. Contraria todos os preceitos do politicamente correcto. É figura por vezes bastante grosseira, quase sempre desbocada e raramente ponderado. Personifica aquela pessoa q se está nas tintas p tudo e todos. Num fundo é a pessoa q os italianos gostavam d ser. É o supra sumo do individualismo selvagem, do super eu. A legião d admiradores é inexplicável pois o homem vai d caso em caso granjeando simpatias e a melhor prova disso e q apesar dos recentes escândalos como o do caso Ruby se hoje se celebrassem eleições em Itália voltaria a ganhar. Na última semana d Janeiro foram feitas sondagens sobre vários temas relativos à dita degradação da vida politica italiana e q tem esta personagem por protagonista. Em termos políticos a sua força politica fica em 1º com 30% das intenções d votos. Á esquerda os q melhor ficam são o Partido Democrático com 26%. Tendo em conta os seus tradicionais aliados e já não contando com Fini, Berlusconi não só ganharia como ficaria no limiar da maioria absoluta. Il Cavalieri é o político mais longínquo da II Republica italiana, 10 nos últimos 16 anos. Sobre os casos d prostituição, os italianos estão mais divididos. A agressividade dos seus detractores é enorme e quase moralisticamente fundamentalista. O irónico è q tem origem na Esquerda. A esquerda q fazia d Chicholina, do amor livre, da liberdade d costumes bandeira politica. Mas mesmo sobre este assunto os italianos estão ainda mais ...
Re: UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR II
Re: UM FENOMENO DIFICIL DE ENTENDER E EXPLICAR II
"O BERLUSCONNI"
Podia trazer o escritório dele para Portugal e deixar que a justiça Portuguesa trata-se dos problemazitos que ele tem.
Ficava livre destas chatiçes que a justiça Italiana lhe anda sempre a causar quiçá por vezes interrompendo as suas festas com os amigos e amigas.
Porque o que é fato é que por lá (ainda tentam) mas também resultados só no verão de.....
Kácus
.. e a Justiça funciona!!!
Então, no país dos mafiosos, a Justiça funciona?
Ignóbil.....
Então não querem lá ver que o mui distinto senhor primeiro ministro de Itália, essa insigne figura de verticalidade e bons pirncípios, é acusado de uma coisa tão tão tão feia??????

Vamos lá....o senhor só quis mesmo levar um pouco de afecto e carinho a uma jovem necessitada, oriunda de um país com graves problemas económicos, numa perspectiva altruista de ajudar o próximo, bem...a bem dizer a próxima.

As pobres coitadas encontram nesse homem alguém sempre disposto a ajudar com uns trocos para pagar as propinas retribuindo elas com o que apredem nesses estudos.

Se a Rosete fosse viva seguramente que assessoraria este grande senhor (acho que o tipo é bem alto, daí o grande) na concepção de unidades de recolha e apoio de desfavorecidas (com tudo no sítio) para momentos de futura flexão.
Onde está o crime?
Realmente não sou grande admirador deste senhor, mas siceramente... onde está o crime? essa inocente não passava de uma rameira, ao alcance de quem pode, e Berlusconi pode, pelo menos financeiramente. Que comparação se pode fazer entre este crime e a justiça carnavalesca do nosso país. Esta vida é uma breve passagem,depois disto não sei...o dinheiro serve também para estes prazeres.
Machos latinos
O que é certo é que quando vai a votos, ganha. Quem vota nele? Fantasmas?
Até no país da Máfia há justiça - menos cá
Afinal, até mesmo em Itália (país conhecido pelos mafiosos e mafiosices) a justiça vai trabalhando e ninguem está acima da Lei!

    Já o Pinócrates fornicou 12 milhões de portugueses, entre crianças, velhos, homens e mulheres, ficou a dever-lhes, roubou-lhes a carteira .... e ainda se ri graças ao corrupto do priminho - o nosso Procurador Geral da República! Vejam lá se não temos uma raposa a guardar o galinheiro!
berlusconi
Só sei que o homem anda sempre metido nestas confusões ,mas a Italia parece que não consegue arranjar outro para governar ,pois mandam o homem embora para depois irem busca-lo outra vez.
O homem está velho, mas quer ser novo á força .É um defeito da crise da meia idade ,que em berlusconi prolongou-se. tambem deveria-se acusar os pais da menina por negligencia, pois não acho normal uma miuda de 17 anos ir para festas em casa de homens . Uma rapariga de 17 anos não difere em nada de uma de 18 ,como tal se mentir, o homem não tem como saber que é menor. É complicado
Andam atras dele há tempo...
A Procuradoria-geral de Milão anda atras dele há muito. Não é de agora mas Belusconi sempre se safou! Será esta mais uma história que o vento vai levar?
Berlusconi é como a grande maioria das
pessoas na Europa e nos EUA, que não têm noção clara do enorme risco de colapso da economia desses locais, ao longo deste ano e, por isso, como o povo, que ainda enche restaurantes e lojas de departamentos, por conta da idéia acerca do controle que as autoridades possam ter sobre tal possibilidade, vive na diversão de colos e seios de meninas e nem tanto. É a vida intoxicada diante das ruelas escuras da sobrevivência... Rio Grande
DESABAFO
Devia de haver uma lei europeia que obrigasse qualquer político que pretendesse concorrer a um alto cargo dum País, a fazer exames psiquiátricos exaustivos. Talvez assim, os povos, se livrassem destes agentes feudais, que utilizando os cargos que ocupam, náo olham a meios para atingir os seus objectivos pessoais. Infelizmente, também por cá parasitam alguns...
Para quando o julgamento dos crimes dos políticos?
Cá, não só estão protegidos por uma constituição que afasta deliberadamente o único soberano do poder, o povo, e permite os crimes aos políticos corruptos e até que façam leis para lhes dar impunidade. Chamem eles a isto democracia. É este o cerne da questão. Sem controlo dos corruptos eles não vão matar a galinha dos ovos de ouro. É isto a base de tudo e o que deve ser mudado, não a porcaria das mezinhas com que todos, e agora o PSD também, nos atiram com areia para os olhos.

Chegou-se ao cúmulo do Cavaco nomear um criminoso convicto para PM para arrastar o nome de Portugal pela lama.
Existem documentos oficiais que o atestam, tribunais, jornais, etc. Basta saber ler.
Aqui está o que esconderam: http://ur1.ca/4crjb e http://ur1.ca/4g4p8
Apenas o Expresso e o I Online publicaram os artigos que estão no link acima. Quem achar que seja um abuso que o diga aos directores desses jornais e aos autores dos artigos nele mencionados.
Todos nós sabemos que a maioria dos políticos são criminosos e que encontrar um honesto é quase como encontrar uma agulha num palheiro. Todavia, quando se trata de ter um primeiro ministro cadastrado é um pouco mais grave ou desconfortante.
Comentários 27 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub