26/05/2012 atualizado às 16:37
Página Inicial » Atualidade » Paulo Rangel traça estratégia de ruptura para o PSD

Paulo Rangel traça estratégia de ruptura para o PSD

Paulo Rangel apresentou-se como "um exilado em Bruxelas que não prescinde de intervir". E deixou um programa estratégico ao partido. De demarcação e ruptura.

Ângela Silva (www.expresso.pt)
11:16 Sexta feira, 18 de dezembro de 2009

Paulo Rangel começou por se demarcar de Marcelo Rebelo de Sousa. Há um mês defendeu-o como o melhor candidato à sucessão de Manuele Ferreira Leite, mas agora diz que, ao contrário de Marcelo, não está obcecado pela unidade do PSD: "A prioridade não é a unidade, é a clareza, a radicalidade e a disponibilidade para fazer a ruptura", afirmou o euro-deputado no segundo debate promovido pelo Instituto Sá Carneiro sobre o futuro do partido.

E ruptura com quê? Paulo Rangel pediu a coragem de defender menos Estado - "Não pudemos ser o partido do Estado nem o partido do mercado. Temos que ser o partido da sociedade" - , de ser mais conservador na Educação - "Mais importante do que a avaliação dos professores é a dos alunos" -,  e de exigir uma maior intervenção do Presidente da República na Justiça.

Apesar de ter vindo a Lisboa apontar estratégias ao PSD, o ex-líder parlamentar manteve-se fora da corrida à liderança do partido - "Mantenho tudo o que disse", afirmou. E o que disse recentemente foi que não seria candidato. Mas também não voltou a defender uma candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo "não querer falar de nomes".

Miguel Veiga fala em "loucura mansa" no PSD


Numa sala cheia de militantes e simpatizantes sociais-democratas, também interveio o histórico Miguel Veiga, catastrofista na análise do estado do país e do partido, que disse estar mergulhado "numa loucura mansa". Ao PSD pediu "mais decência", um "aparelho renovado", e um líder que seja um misto das qualidades dos melhores do partido. Miguel Veiga mencionou uma longa lista e ignorou, por omissão, Luís Filipe Menezes e Pedro Passos Coelho, o único candidato assumido à sucessão de Manuela Ferreira Leite.

Alexandre Relvas, o anfitrião, agradeceu a Henrique Monteiro o discurso "de verdades inconvenientes" que levou à sessão - o director do Expresso defendeu que só rompendo com a crónica dependência do Estado o PSD se poderá distinguir do PS -, e pediu que "quem tem responsabilidades as assuma". Relvas tem sido o maior defensor da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Paulo Rangel traça estratégia de rutura para o PSD
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:05 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Por aquilo que dá para perceber Paulo Rangel continua a insistir no neoleberalismo e quer por a raposa a guardar as galinhas, mesmo depois de ter comido muitas delas. Parece que não entenderam que foi precisamente esse pensamento que colocou o Mundo na situação que se encontra. No entanto é sempre preferivel uma clarificação do que o que acontece actualmente, em que o PSD vira consoante a direcção do vento. Pelo que parece tenta matar dois coelhos de uma só cajadada, ou seja distancia-se do PS e aproxima-se do CDS/PP. Por outro lado parece querer fazer o papel do manda bocas, mas que não as assume. Quem não deve estar a gostar nada da brincadeira deve ser o Pacheco Pereira. Só não percebo porque não assume de vez a candidatura à Liderança. Aliás é actualmente uma constante da vida deste partido. Continua a parecer uma alcateia que se vão mordendo uns aos outros. É grave porque a historia democratica deste País faz parte deste partido. Poderemos dizer que este partido faz falta à Democracia e ao País como o pão para a boca. Enquanto não se libertar dos fantasmas, dos dinossauros, das múmias e não se renovar não encontrará o caminho que perdeu.
 
 Regras da comunidade
Para além do ruído
António Da Rocha (seguir utilizador), 2 pontos , 17:19 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009

... ao que parece encomendado, que substância resulta de toda esta reunião de família desavinda? mais do mesmo?
nem mesmo aproveitando o espírito natalício foram estimulados a "oferecer qualquer coisinha"?

Boas Festas, sim......

Cumpts
 
 Regras da comunidade
O problema é mesmo este...
Brilhantina (seguir utilizador), 2 pontos , 22:29 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
... o PSD tem muitos estrategas, cada um estratega à sua maneira o que dá origem a uma salada russa.
Há o PSD deste, há o PSD daquele, há o PSD daquele outro sem esquecer o PSD da Rua da Prata, o PSD da Av. da Liberdade, o PSD da Ajuda, o PSD de Freixo Espada à Cinta, o PSD de Ranholas de Cima que também diverge com todos os outros PSD's incluindo com o de Ranhola de Baixo, o PSD do Porto, o PSD da Av. dos Aliados, o PSD de Gaia e muitos muitos outros PSD's incluindo o da Lapa.
Depois existem as mentes do PSD que não estando no activo, ou mesmo estando (nunca se sabe), o que dizem é como se fosse a voz da consciência do partido só que por vezes, e por uma questão de vaidade e para não caírem da prancha, quando as coisas dão para o torto são os primeiros a crucificá-lo.
Para além destes imensos PSD's ainda temos o PSD do Pacheco Pereira que é o ideólogo abstraccionista de serviço. Todas as vezes que é chamado para discursar, mais as vezes que discursa sem ser chamado, quando discursa provoca nos laranjinhas ou seja, faz accionar nos militantes do partido os sintomas do sindroma de meniére.
É necessário, de facto, de uma peneira para peneirar tanta gente que são autênticos grãos que bloqueiam a máquina
 
 Regras da comunidade
É preciso marcar a ideologia!!!!
costinha79 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:34 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Concordo inteiramente com as afirmações proferidas pelo Dr. Rangel!!!

O PSD precisa de uma liderança forte coesa, séria, responsável, corajosa e acima de tudo que consiga unir o partido e romper com o actual partido do Governo!!!!

Se o PSD se apresentar forte, coeso e com ideologias concretas e responsáveis de certeza que irá conseguir cativar o povo português!!!!

O PSD como partido de Governo deve mostrar unidade, seriedade, responsabilidade e coragem para apresentar propostas e medidas concretas de alternativa governativa que permitam criar confiança no eleitorado!!!!

O país sente falta disso!!!!! O debate ideológico com responsabilidade e credibilidade enriquece a democracia e quem sai a ganhar é a sociedade portuguesa!!!!
 
 Regras da comunidade
    Re: É preciso marcar a ideologia!!!!    Ver comentário
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 13:33 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Mudança na continuidade...
jamptrans (seguir utilizador), 1 ponto , 13:20 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Com Paulo Rangel só podemos esperar um Manuelismo sob roupagens novas. O soprano do PSD não e capaz de coisa diferente até por coerência política.
 
 Regras da comunidade
Eu defendo a realização de um Congresso
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 14:34 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
no PSD, antes das directas. Aproveito aqui para antecipar a minha moção estrategica, que é a fusão com o partido Socialista, uma vez que nada os distingue um do outro. Quanto ao paulo rangel, saliento o seu bom gosto ao se apresentar com aquela gravatinha côr de laranja. É muito lindo...
 
 Regras da comunidade
Porquê;não se juntam os partidos todos..???
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:07 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Eu até defendo;que todos os partidos;se juntem;e formem um governo de salvação nacional;e só assim conseguirão salvar o meu Portugal;que anda á deriva desde o dia 25 de abril de 1974..OUVIRAM TODOS..???Então ouçam o meu conselho;e não se esqueçam que é um verdadeiro democrata..Ouviram..????Espero que me estejam a ouvir;e a ler,pois é urgente que portugal está quase morto..ESTÁ JÁ NA UTI;E LOGO LOGO;SE FOR ASSISTIDO POR UMA EQUIPE DE BONS MÉDICOS ;SERÁ O FUNERAL..OUVIRAM... XENTE...???? Até lá.. cumpts..kantiflas.
 
 Regras da comunidade
    Eu ouvi não sou surdo. Meu caro Tiribiça...    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 16:34 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
O embaraço PSL continua no PPD/PSD.
PIANINHO (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
A proposta de um congresso (extra) por Pedro Santana Lopes vem dar razão ao Prof. Marcelo RS que diz que só apresentaria candidatura única, mas sem concorrentes e que as estrelas do partido o que querem é ringue.

Começa a tornar-se evidente as vozes dissonantes: MFL está de acordo o Ângelo Correia em desacordo e o Aguiar Branco como nada ainda está decidido e não se quer comprometer, pelas suas ambições, diz nim, nem sim nem não, antes pelo contrário.

Este é o verdadeiro PPD/PSD como maior partido da oposição, que está com o PP com o BE com o PCP, enfim está perdido.

O Pinto Balsemão é que tem razão, estão acelerar o passo para o fundo do abismo e sem hipóteses de retorno, mas façam ao menos um funeral condigno e respeitoso.
 
 Regras da comunidade
País virtual
fjoc (seguir utilizador), 1 ponto , 15:49 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
O que PSD quer é que o poder lhe caía nos braços sem fazer nada ,mas como se tem visto isto não é possível o PSD se quer ser um partido de governo tem que ter um programa serio para resolver os problemas do país tem que saber ser oposição porque faz falta uma boa oposição sem demagogias em prol dos cidadãos e saber ser coerente certeza que irá ganhar mais votos.
De uma vez por todas o Marcelo,Rio,Menezes,Mendes,pacheco e outros "notáveis"tem que dizer o que querem para o partido e assim irem todos a votos quem for melhor será o líder.
Quando uma pessoa como Pinto Balsemão no alto da sua sapiência avisa é porque qualquer coisa não está bem.
Para despedir Sócrates o PSD tem que trabalhar muito mas
só com trabalho, coerência e um programa real para resolver os problemas dos portugueses lá irão.
Os portugueses estão fartos de politiquice querem saber porque pagamos as energias mais caras, impostos tão altos e ordenados tão baixos será que algum destes senhores já pensaram com cidadão comum? De certeza que não porque senão saberiam os problemas das pessoas.
     
 
 Regras da comunidade
A junção dos partidos
sousaalmeida (seguir utilizador), 1 ponto , 16:13 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
O PSD, é mais o mesmo, não passa das guerrinhas internas, com uma série de galos incompetentes, para um só poleiro.
O CDS, continua a ser um partido que não passa da cêpa torta, em termos de pontuação eleitoral, embora, tenha nos seus quadros, politicos mais competentes que o PSD. Pergunto, porque não a fusão destes dois partidos?
Talvez assim, se resolvesse uma questão nacional, que é conseguirmos ter um partido credível e com idoneidade, como alternativa ao PS.
Isto, independentemente da dimensão do nosso País, que no meu entender, não comporta nem justifica a quantidade dos partidos existentes.
 
 Regras da comunidade
Menos Estado e mais Offshores!
Runaldinho (seguir utilizador), 1 ponto , 21:04 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
O Paulinho das tripas é que tem razão! Acabar com o Estado de uma vez por todas e privatizar! O PSD não pode ser o partido da avaliação dos professores, porque pelos vistos não sabe o que quer! Ora está contra! Ora está mais ou menos a favor! Ora não sabe se está contra as duas! O PSD tem de ser o partido da sociedade, mas da Sociedade Anónima, seja ela OFFSHORE, Sonae, Vodafone, GALP, da Grande Supreficie, etc! Este PSD ultraliberal, que de social democrata só tem o nome, ainda não percebeu que grande parte do seu eleitorado, os pequenos comerciantes das cidades e vilas, os industriais e a tecnocracia que geria e labutava nessas empresas de média dimensão, os agricultores das Beiras, do Minho, de Trás os Montes, Açores, estão na agonia!
 
 Regras da comunidade
Os "Boys" dos anos 80.
Águas claras (seguir utilizador), 1 ponto , 23:28 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Paulo Rangel parece-me um menino da mamã, daqueles que nunca fez nada e nasceu em berço de ouro. Espero estar enganado, mas quando não se trabalhou, como se pode falar de trabalho e governação? Mas infelizmente não é só Paulo Rangel, a maioria dos nossos governantes deve estar na mesma situação de Rangel, nasceram dos "Jobs" para os "Boys" dos anos 80, a vida para eles foi sempre fácil.
 
 Regras da comunidade
PSD -Partido Suici Da
Professor.com.muita. (seguir utilizador), 1 ponto , 23:18 | Quarta feira, 10 de fevereiro de 2010
Não conheço que chegue o passos coelho para ter opinião sobre ele, mas parece-me que os que se lhe opõem estão mais preocupados em impedir que as mudanças no equilíbrio equilíbrio interno do psd lhes tirem as migalhas de poder e visibilidade, do que no perigo que o dito tenha em relação ao país.

O rangel, conheço melhor de ouvir as suas diatribes, de coerência no mínimo discutível, de opiniões/acções/discursos de inércia variável, de salto de poleiro em poleiro à velocidade da luz, sempre com o apoio da velhinha MFL, que diria horrores do PSL se ele apresentasse a taxa acelerada de mudança de emprego que tem (e quer ter) o rangel.

O aguiar branco parece-me honesto e discreto mas sem a "pinta" necessária para levar a coisa avante. Mas, quem via o cavaco...

No fim disto tudo, concluo:
Se os burros dos barões não tivessem deitado abaixo o marques mendes, com a trampa que o socras andou a fazer (só com um socras tramposo o psd teria hipóteses), actualmente o marques mendes era o primeiro-ministro
 
 Regras da comunidade
Radical? Ruptura?
maria odete madeira (seguir utilizador), 1 ponto , 17:48 | Quinta feira, 11 de fevereiro de 2010
"Não pudemos ser o partido do Estado nem o partido do mercado"

Contra o neo-liberalismo? Contra as políticas liberais? Radical? Ruptura? Mas estes são os marcadores "ideológicos" e discursivos da demagogia comunista! Terá Rangel andado a ler Staline? Ou Mao?

Também são os marcadores de políticas de vocação ditatorial..., estará Rangel a inspirar-se em Salazar...ou... porque não? Hitler?
 
 Regras da comunidade
Rangel sim provávelmente presidente do PSD.
emilio.agueda (seguir utilizador), 1 ponto , 21:50 | Quinta feira, 11 de fevereiro de 2010
è minha opinião pessoal que o Doutor Rangel venha a ser o Presidente do PSD, para depois se prepor ao cargo de 1ºMinistro. É uma pessoa bem falante, com boa apresentação,húmilde, em fim com todos os predicados bons para defender os interesses dos Portugueses. Vamos em frente Doutor Rangel.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Redação do "Público" analisa 'processo Relvas'
15:27 Sábado, 26 de maio de 2012, 6
Contas do PS com saldo negativo de 3,15 milhões
15:07 Sábado, 26 de maio de 2012, 14
A equipa do melhor restaurante português no Mundo
15:00 Sábado, 26 de maio de 2012,
Silva Carvalho mandou espiar Pinto Balsemão
14:30 Sábado, 26 de maio de 2012,
Smashing Pumpkins e Linkin Park no segundo dia do Rock in Rio
13:21 Sábado, 26 de maio de 2012,
Manifesto Contra uma Europa sem Europeus
11:46 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB